Situação no Darfur deteriorou-se em 2007

Situação no Darfur deteriorou-se em 2007

 

Lusa / AO online   Internacional   26 de Nov de 2007, 10:26

A situação no Darfur deteriorou-se em 2007, segundo um relatório divulgado por um grupo de estudos internacional, que apela à ONU e à União Africana a mudarem de estratégia para alcançarem a paz naquela região do Sudão.
“A violência aumentou, o acesso das organizações humanitárias diminuiu, a missão internacional de manutenção de paz não é ainda efectiva e uma solução política está longe de ser alcançada”, resume o International Crisis Group, sedeado em Bruxelas.

Apesar de se terem registado menos mortos em 2007, os confrontos multiplicaram-se entre as partes implicadas no conflito que dura há mais de quatro anos.

Segundo o relatório, a força híbrida da ONU e da União Africana (UA), Unamid, com 26.000 homens, não foi capaz de estabelecer a paz no Darfur devido à falta de meios, e só estará completamente operacional dentro de vários meses.

O documento sublinha que a Unamid “deve tirar lições” de experiências anteriores.

“O seu comando deve participar activamente nas conferências de paz” e a comunidade internacional deverá prestar-lhe “mais apoio do que tem vindo a fazer”, recomenda o relatório.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.