Açoriano Oriental
Situação da falta de comandante da Força Aérea fica resolvida no verão
O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou hoje ser previsível que a situação da falta de comandante da esquadra que está a afetar a operacionalidade do helicóptero da Força Aérea Portuguesa no Porto Santo fique resolvida ainda este verão.
Situação da falta de comandante da Força Aérea fica resolvida no verão

Autor: Lusa/AO Online

“É uma circunstância transitória, que deriva do facto de ter havido uma saída inopinada de vários comandantes e pilotos, que infelizmente não é nova”, disse o governante no Funchal à margem da conferência promovida pela Associação Comercial e Industria do Funchal (ACIF), subordinada ao tema do pós-‘troika’.

Aguiar-Branco disse que o que está em causa é “a reposição do nível de prontidão” daquela esquadra, assegurando que não está em causa o incumprimento da missão a que está destinada.

“É o nível de prontidão que foi alargado para um período maior do que estava antes disso”, explicou, realçando ser “previsível que durante este período de verão a situação ficasse resolvida”.

O ministro da Defesa referiu que a falta de comandante acontece porque “desde 2000 já saíram da Força Aérea Portuguesa 275 pilotos”.

“Estamos a trabalhar para que essa circunstância não volte a acontecer”, assegurou, adiantando que houve “um reforço do orçamento da Força Aérea para haver uma qualificação mais rápida de pilotos”.

O responsável apontou que o Governo também está a efetuar “um trabalho estruturado de articulação das companhias civis no âmbito da orbita do Estado para encontrar uma solução de natureza estrutural”.

“Esta é uma situação circunstancial, transitória, já não é a primeira vez, aconteceu em 2007,uma situação semelhante”, apontou.

Aguiar-Branco argumentou que “hoje não é possível, do ponto de vista financeiro haver uma competitividade com as companhias aéreas civis”.

O ministro realçou que o objetivo do Governo é “encontrar uma forma estrutural de conseguir solucionar um problema que é crónico”.

O helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), no destacamento do Porto Santo está parado há dois meses por falta de piloto comandante, uma situação que prejudica as operações de busca e salvamento, bem como a evacuação de doentes nos mares da Madeira, com reflexos em situações de emergência também nos Açores.

O programa da visita que Aguiar-Branco efetua hoje à Região Autónoma da Madeira inclui ainda um almoço oferecido pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, e a cerimónia que oficializa a transferência para o património da Região Autónoma da Fortaleza do Pico, no Funchal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados