Açoriano Oriental
Sismos na Indonésia causam três mortos e 45 feridos
Os dois fortes sismos que atingiram domingo a zona oriental da Indonésia causaram pelo menos três mortos e 45 feridos, anunciou hoje fonte oficial em Jacarta.


Autor: Lusa/AO
De acordo com o balanço provisório, dezenas de edifícios foram destruídos ou danificados, enquanto a população da zona, na ilha de Sumbawa, fugiu em pânico, receando um tsunami.

    O primeiro abalo, de magnitude 6,4 na escala aberta de Richter, ocorreu ao fim da noite de domingo (hora local), levando ao alerta de tsunami.

    Horas depois, a zona foi atingida por uma réplica forte, que se prolongou por cerca de 30 segundos, o que fez com que a população fugisse em pânico para a zona das montanhas.

    Segundo um dos responsáveis pelo departamento de Desastres no Ministério da Saúde, Rustam Pakaya, os sismos resultaram em três mortos, um dos quais uma criança, e 45 feridos.

    Diversas réplicas têm abalado hoje de manhã a ilha, mantendo os habitantes acordados.

    A agência noticiosa estatal Antara anunciou que dezenas de edifícios ruíram ou sofreram danos avultados, enquanto em muitas áreas da ilha a electricidade foi cortada, incluindo num hospital, que teve de ser evacuado.

    A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, situa-se no chamado anel de fogo do Pacífico, um arco formado por vulcões e falhas sísmicas na bacia do oceano.

    Em Dezembro de 2004 um sismo violento atingiu a vosta da ilha de Samatra, gerando um tsunami, responsáveis pela morte de mais de 230 mil pessoas em 11 países, incluindo 160 mil pessoas na província do Aceh.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados