Açoriano Oriental
Sequestradores do cargueiro ucraniado cercados por navios de guerra na Somália
Os piratas somalis, que sequestraram um cargueiro ucraniano que transporta armamentos, estão hoje cercados por vários navios de guerra estrangeiros ao largo da cidade costeira de Harardhere, informou um alto responsável somali.

Autor: Lusa / Ao online
    "Segundo as nossas informações, três navios de guerra estão a perseguir os piratas, dois deles encontram-se muito perto da embarcação interceptada", disse em Mogadíscio o conselheiro do governo regional de Puntland.

    "Um dos navios é norte-americano e os dois outros são originários da União Europeia", acrescentou este responsável, sem mais detalhes.

    Um chefe tribal e pescadores da zona de Harardhere afirmam ter visto ao largo da cidade a embarcação ucraniana cercada por vários navios.

    O Faina, que transporta 33 tanques e outro armamento destinado ao exército queniano no âmbito de um contrato de compra de armas com Kiev, foi apresado na quinta-feira ao largo da Somália por piratas quando se dirigia para o porto de Mombaça, no Quénia, transportando a bordo 17 ucranianos, três russos e um letão.

    Os sequestradores tinham pedido sábado, para libertar a tripulação, um resgate de 35 milhões de dólares (24 milhões de euros), desde sempre o mais alto montante exigido em situações semelhantes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados