Açoriano Oriental
EUA
Senado aprova reforma do sistema de saúde
O Senado norte-americano aprovou hoje o plano de reforma do Sistema de Saúde proposto pelo Presidente Barack Obama, que alarga a cobertura de cuidados de saúde a mais 30 milhões de pessoas.

Autor: Lusa/AO Online
O processo esta manhã não termina, mas apenas começa. Vamos continuar a construir sobre este sucesso e melhorar ainda mais o nosso Sistema de Saúde", afirmou Harry Reid, líder da bancada democrata na câmara alta do Congresso, imediatamente antes da votação.

A lei, um dos estandartes da campanha eleitoral de Barack Obama e prioridade na frente doméstica para o Presidente democrata, foi aprovada por 60 votos (58 democratas e dois independentes) favoráveis.

A bancada republicana em bloco votou contra (39 votos), após duras negociações e 24 dias de debate na Câmara.

A legislação aprovada determina que quase todos os norte-americanos contratem um seguro de saúde e impede as seguradoras de negar o acesso com base nas condições pré-existentes dos pacientes.

A lei do Senado terá ainda de "fundir-se" com a última versão do projecto de lei sobre a reforma de saúde aprovada em Novembro na Câmara de Representantes.

Uma versão final será votada pelas duas câmaras para poder então ser promulgada pelo Presidente norte-americano.

Depois de meses de discussões em comissão e de negociações informais, o Senado, a câmara alta do Congresso, discutiu a reforma da saúde pela primeira vez em plenário a 30 de Novembro.

O custo da reforma, que os republicanos argumentam ir aumentar o défice orçamental, e a inclusão ou não de uma disposição sobre o aborto no texto do Senado são os principais pontos de discussão.

O gabinete do orçamento do Congresso (CBO) calculou que o projecto de lei reduziria o défice norte-americano em 132 mil milhões de dólares em 10 anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados