Açoriano Oriental
Santa Cruz da Graciosa lança concurso para construção do porto de recreio da barra

O município de Santa Cruz da Graciosa lançou o concurso público para a empreitada de construção do porto de recreio da barra, uma obra que considera “muito importante”, pelo valor global de 3,2 milhões de euros

Santa Cruz da Graciosa lança concurso para construção do porto de recreio da barra

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o concurso, publicado no Jornal Oficial, o prazo para apresentação das propostas decorre até ao dia 27 de agosto e a obra, com o preço base de 3,210.228,62 euros (sem IVA), terá um prazo de execução de 600 dias.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Reis (coligação Somos Todos Graciosa - PSD/CDS-PP/PPM), disse à agência Lusa que a obra é “muito importante e estruturante” para a ilha Graciosa e que o lançamento do concurso para a sua execução foi aprovado por unanimidade na mais recente reunião do executivo.

“A fase de proteção da orla costeira já está concluída e agora vem [a obra] do [setor do] recreio náutico, que era aquilo que os graciosenses todos ambicionavam que acontecesse”, disse.

O autarca assumiu tratar-se da “maior empreitada de sempre” lançada pelo único município da ilha Graciosa, revelando que a preparação do procedimento concursal foi complexa e “deu muito trabalho” aos técnicos municipais.

Apesar de admitir a existência de dificuldades na adjudicação de grandes obras públicas na região, António Reis acredita que o concurso público terá empresas interessadas, por ter conhecimento de “perguntas de algumas” sobre a previsão de lançamento do procedimento.

“Sabemos da grande falta de mão-de-obra que existe, mas acredito que, por se tratar de uma obra tão falada e tão ambicionada pelos graciosenses, haverá interessados neste concurso”, afirmou.

O Governo Regional dos Açores revelou, a 2 de outubro de 2023, que iria financiar a execução da obra da marina da barra de Santa Cruz da Graciosa, considerada “fundamental” para o desenvolvimento da ilha.

Naquela data, durante a realização de uma visita estatutária, o presidente do executivo, José Manuel Bolieiro, entregou à autarquia o projeto para execução da obra e assinou o “Contrato ARAAL” (contrato entre o Governo Regional e uma autarquia tendo em vista determinado investimento) com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, para a sua execução.

A intervenção contempla um quebra-mar (com 225 metros), um molhe (80 metros), um terrapleno (3.500 metros quadrados), um passadiço pedonal (83 metros), dragagem na bacia abrigada e dragagem do canal para criar condições de atracagem e de estacionamento em flutuação de embarcações de recreio, varagem e área de manutenção, adequadas a um porto de recreio.

A obra também prevê instalação de iluminação, de sinalização marítima e de apoio a manobras, a instalação de postos de acostagem flutuantes e ‘fingers’ para amarração de embarcações, a instalação de redes de abastecimento de água e de eletricidade e a criação de condições para posto de abastecimentos de combustíveis, com cais para o efeito.

Será ainda criada uma área para atividades de manutenção de embarcações, com a construção de um edifício de serviços de apoio a atividades marítimo-turísticas, assim como de serviços de controlo e segurança e de apoio aos utentes do porto de recreio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.