Autor: Lusa/AOonline
De acordo com o documento, o Governo “tomará as medidas necessárias” para nos meses de maio e de setembro “proceder à avaliação do impacte” desta atualização (de 10 euros face ao SMN de 2010), com o objetivo de ser atingido o montante de 500 euros até ao final do ano de 2011.
A medida foi anunciada pela ministra do Trabalho, Helena André, a 22 de dezembro, que garantiu que o objetivo do Governo era “atingir os 500 euros de SMN até outubro”.
Segundo a ministra, esta proposta resultou dos pontos de vista da UGT, Confederação de Comércio e Serviços e Confederação Industrial Portuguesa e garante que os 500 euros serão uma realidade em 2011 e que o Governo legislará nesse sentido.
A ministra do Trabalho mostrou-se ainda disponível para discutir, durante o próximo ano, medidas de “políticas ativas “para apoiar setores com mais dificuldades em proceder a estas atualizações do SMN”.
O acordo tripartido estabelecido em 2006 previa o aumento gradual do salário mínimo para que em janeiro de 2011 fosse fixado nos 500 euros.