Açoriano Oriental
Ucrânia
Rússia diz estar pronta para terceira ronda de negociações com Kiev

A Rússia manifestou o seu apoio a uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, embora tenha acusado Kiev de "não ter pressa", após os últimos contactos entre as partes no início de junho, em Istambul

Rússia diz estar pronta para terceira ronda de negociações com Kiev

Autor: Lusa/AO Online

"É claro que Kiev não tem pressa. Ainda estamos à espera de propostas sobre o calendário. O lado russo está pronto para continuar e realizar uma terceira ronda", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conferência de imprensa.

Peskov usou a palavra "importante" para descrever a atitude de Washington, no seu esforço para continuar os esforços de mediação através do enviado especial para a Ucrânia, Keith Kellogg, que se reuniu na semana passada com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Roma.

As negociações realizadas a 02 de junho na cidade turca de Istambul — que acolheu uma primeira reunião a 16 de maio — levaram a várias trocas de prisioneiros, incluindo prisioneiros gravemente feridos e doentes, bem como aqueles com menos de 25 anos.

Sobre o fornecimento de armas dos EUA, Peskov afirmou que a Rússia não se apercebeu de qualquer pausa, citando o facto de os envios terem continuado depois de, no domingo, o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que iria entregar os sistemas de defesa aérea Patriot a Kiev.

Quando questionado sobre os recentes testes militares da Estónia com lança-foguetes HIMARS de fabrico norte-americano, Peskov afirmou que a Rússia defenderá "firmemente" os seus "interesses legítimos" na região do Báltico, da qual faz parte.

"O facto de os países bálticos estarem envolvidos em ações provocatórias é uma realidade completamente óbvia", acrescentou o porta-voz do Kremlin, citado pela agência de notícias estatal russa TASS.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.