Açoriano Oriental
Campeonato dos Açores de Ralis
Rodrigues com liderança à prova no asfalto picaroto

O Campeonato dos Açores de Ralis inicia hoje a sexta e penúltima prova do calendário: X Picowines Rali com a maior lista de inscritos de sempre


Rodrigues com liderança à prova no asfalto picaroto

Autor: Nuno Martins Neves

Começa hoje a 10.ª edição do Rali do Pico, este ano designada de Picowines Rali. O asfalto picaroto vai por à prova a magra liderança dos irmãos Rodrigues, numa corrida que terá a maior lista de inscritos da sua história, mas também será o mais curto rali do calendário do Campeonato dos Açores deste ano.

Organizado pelo Pico Automóvel Clube, o sexto e penúltimo rali do ano do Regional terá somente 52 quilómetros cronometrados ao segundo, divididos por sete classificativas.
A primeira - e que servirá para aguçar o apetite - corre-se hoje, com a Especial Continente (1,94 km). No sábado, serão percorridas as seis classificativas em falta: duplas passagens por Alto do Barreiro (7,73) e Rosário - Calhau do Monte (6,43) pela manhã; e apenas o troço Matos S. João - Matadouro (11,30) à tarde, percorrido por duas vezes.

Serão estes as provas especiais de classificação que 39 equipas vão percorrer, com a ambição de ser o mais rápido. Rúben e Estêvão Rodrigues partem como os grandes favoritos: vencedores de duas provas este ano, ambas em asfalto, os líderes do CAR são o alvo a abater. Piloto e navegador da Auto Açoreana Racing sabem o que é vencer na ilha montanha, tendo triunfado à geral em 2018.

Atentos a qualquer falha dos irmãos Rodrigues estarão Luís Rego Júnior e Rafael Botelho, segundos classificados, a cinco pontos do primeiro lugar.

O bicampeão açoriano espera repetir o resultado da edição de 2020 para encurtar distâncias para Rúben Rodrigues e terá ao seu lado, como habitual, Jorge Henriques.

Quanto a Rafael Botelho, piloto que tem visto premiada a sua regularidade, conta tirar o máximo do experiente navegador Sancho Eiró, que substituirá Rui Raimundo no Skoda Fabia R5.

Também há grande expectativa para a estreia de Pedro Câmara na Play Racing, ao volante de um “vitorioso”Citroën C3 Rally2 (ver peça em baixo), bem como o Hyundai i20 R5 do “local” José Paula.

Nas duas rodas motrizes, com a ausência do líder Bruno Tavares, as atenções centram-se no veterano Rui Torres, que terá pela frente o terceirense Artur Silva, vencedora da classe na anterior corrida, o Ilha Lilás.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados