Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
Os efeitos da crise na diminuição do preço de alguns produtos e na redução de impostos camarários são assuntos hoje em destaque na imprensa, que ainda noticia que Dias Loureiro ganhou 7,1 milhões de euros no BPN.

Autor: Lusa/AO
"Maior queda de preços desde 1978 reforça sinais de crise prolongada" escreve o Público, salientando os casos dos gastos com os transportes e comunicações.

    Apesar da queda, os preços subiram, em média, 1,4 por cento em Novembro, face ao mesmo mês do ano anterior.

    O financiamento da investigação científica vai aumentar, escreve o Público, adiantando que 62 centros vão ficar de fora.

    "Câmara [de Lisboa] gastou 463 mil euros em advogados", "Governo recua nas carreiras dos médicos", "PSD confirma candidatura de Santana Lopes" e "TAP incapaz de travar greve dos tripulantes", são outras chamadas de primeira página.

    O Jornal de Notícias escreve em manchete: "Câmaras reduzem impostos a famílias".

    Segundo o jornal, as autarquias vão abdicar de 555 milhões de euros em benefícios aos mais desfavorecidos.

    Noutro destaque, o jornal diz que o clube de futebol Estrela da Amadora vai anunciar ao início da tarde se vai ou não fazer greve.

    O "recuo" do governo nas carreiras médicas e o anúncio da candidatura de Santana Lopes são assuntos que também constam da primeira página do Jornal de Notícias.

    "Dias Loureiro ganha 7,1 milhões de euros no BPN" lê-se no título maior do Correio da Manhã, acrescentando que o valor diz respeito à compra, em 2002, das acções da SLN - Sociedade Lusa de Negócios - detidas pelo conselheiro de Estado por uma empresa liderada por Oliveira e Costa.

    Este jornal realça ainda o incentivo dado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa à doação de órgãos, numa visita efectuada ao hospital Curry Cabral, em Lisboa.

    O Diário de Notícias escreve "Gama dá ajuda a Sócrates no desafio a Cavaco", a propósito do presidente da Assembleia da República ter decidido que a votação da confirmação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, vetado duas vezes pelo Presidente da República, se fará por maioria simples.

    Os cientistas dizem que o degelo no pólo Árctico é irreversível, de acordo com a capa do Diário de Notícias.

    ´Bibi´, o arguido do processo Casa Pia com mais acusações, diz que é vítima do sistema e pede pena suspensa, escreve o jornal, que noticia também que os médicos portugueses são os que mais trabalham na Europa.

    O 24horas dedica a primeira página a Vale e Azevedo e a Maniche, depois do jogador do Atlético de Madrid se ter deslocado segunda-feira a Lisboa para depor num processo do clube da Luz contra o antigo presidente.

    O diário realça ainda a acusação pelo Tribunal de Contas do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Valsassina Heitor, devido a actos indevidos.

    O Diário Económico avança a notícia de que os depósitos na Caixa Geral de Depósitos (CGD) atingiram um nível recorde e que foram depositados 1,2 mil milhões de euros em Outubro, no pico da crise, o que equivale a quase cinco vezes mais do que o normal.

    Este diário publica uma entrevista com o ministro do Trabalho, em que Vieira da Silva diz que o plano anti-crise pode criar até 100 mil empregos.

    O Jornal de Negócios diz que na Função Pública, metade dos funcionários trabalham sem objectivos e que as progressões na carreira e atribuição de prémios de desempenho estão em risco no próximo ano.

    Este jornal cita ainda o presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, para dizer que as gasolineiras são lentas a fixar os preços dos combustíveis.

    A revista Focus coloca na capa a pergunta: "Pode-se confiar nos laboratórios?".

    A prenda desejada por Liedson, o avançado brasileiro do Spoerting que hoje completa 31 anos, o desejo do avançado hondurenho do Benfica David Suazo e a vontade de Leo, defesa brasileiro do Benfica, de sair do clube estão hoje nas capas dos matutinos desportivos.

    “Renovação seria uma boa prenda” é o título de destaque de O Jogo, com foto de Liedson, referindo o jornal que “o 31 faz hoje 31 anos e abre o coração”.

    Da entrevista ao jogador brasileiro, o matutino desportivo destaca que Liedson “não esquece que há dez anos trabalhava num supermercado” e que está “emocionado por estar a um golo de Yazalde”, um dos maiores nomes da história do Sporting.

    Em A Bola o destaque vai para David Suazo, que, diz o jornal, “só pensa no título”, acrescentando que o avançado hondurenho “quer mais” que o segundo lugar, que por si vale a pré-eliminatória da Champions.

    O matutino adianta que Maxi Pereira e Binya, igualmente do Benfica, pensam o mesmo.

    O Record anuncia que "Léo pode sair de borla", referindo que o clube brasileiro "Fluminense é o destino mais provável do lateral e interesse do lateral deverá ser formalizado já hoje".

    De acordo com o jornal, neste negócios o "Benfica prescinde de indemnização" mas "poupa um milhão eu salários".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados