Açoriano Oriental
Reunião do Eurogrupo com união bancária e países sob resgate na agenda
Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta segunda-feira para analisar a execução dos programas nos países sob assistência e discutir propostas para a união bancária, tendo em vista os testes de "stress" aos bancos europeus em 2014.
Reunião do Eurogrupo com união bancária e países sob resgate na agenda

Autor: Lusa/AO Online

 

Neste encontro do Eurogrupo, no Luxemburgo, que antecede uma reunião dos 28 ministros das Finanças da União Europeia, na terça-feira, será feita uma análise da situação atual nos países sob assistência financeira (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), mas no caso português a adoção formal da última avaliação - oitava e nona - só acontecerá na próxima reunião, a 14 de novembro.

A nota positiva dada a Portugal pela 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) após a oitava e nona avaliações regulares ao programa de assistência económica e financeira irá permitir o desbloqueamento, em novembro, de uma nova tranche de 5,6 mil milhões de euros.

Os 17 ministros das Finanças do Eurogrupo irão ainda debater o novo mecanismo único de resolução de bancos, proposto pela Comissão Europeia em julho passado, e discutir em detalhe os fundos de apoio ('backstop') aos bancos com problemas e o sistema de comunicação aos mercados financeiros.

Na terça-feira de manhã, já com a discussão alargada a 28, os ministros das Finanças irão preparar o Conselho Europeu de 24 e 25 de outubro, em Bruxelas, estando previstas discussões sobre a política de investimento e a coordenação de políticas económicas na União Europeia e uma iniciativa da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento para apoiar Pequenas e Médias Empresas (PME).

Nesta reunião no Luxemburgo, o Ecofin irá ainda fazer um balanço dos resultados de 2013 do "semestre europeu", o ciclo de coordenação das políticas macroeconómicas dos Estados-membros no quadro do Pacto de Estabilidade e Crescimento e da Estratégia Europa 2020, e analisar as conclusões da última reunião de ministros das Finanças e governadores (de bancos centrais) do G20.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados