Açoriano Oriental
Reunião da Comissão Executiva da CGTP ensombrada pelo apoio de Carvalho da Silva a António Costa
A reunião de hoje da Comissão Executiva da CGTP poderá ser marcada por alguma polémica em torno do apoio expresso por Manuel Carvalho da Silva ao candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

Autor: Lusa/AO On line

O secretário-geral da Intersindical, Carvalho da Silva, é militante comunista mas desejou, na semana passada, a vitória a António Costa, que nas eleições autárquicas de domingo renovou o mandato à frente da Câmara Municipal de Lisboa.

A posição assumida pelo líder da Inter num encontro de rua com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, causou reacções diversificadas dentro e fora da central sindical e, por isso, alguns dos elementos do executivo deverão suscitar a discussão do caso.

"É natural que este assunto seja discutido na reunião da Comissão Executiva, num quadro de combates eleitorais, e isso é salutar porque irá permitir um debate sobre a intervenção da CGTP no novo quadro político", disse à agência Lusa Carlos Trindade, da Comissão Executiva da Inter.

Carlos Trindade, que lidera a corrente socialista da CGTP, reconheceu que a posição assumida por Carvalho da Silva pode originar alguma controvérsia mas considerou isso "natural, numa organização colegial, que funciona democraticamente".

"A CGTP é uma organização plural e é daí que vem a sua grande força na sociedade portuguesa. A central agrega trabalhadores de todos os partidos e independentes, assim como dirigentes de todas as áreas políticas", disse, referindo, no entanto, que a maioria dos dirigentes da Inter são do PCP.

Para o sindicalista, Manuel Carvalho da Silva, "sendo militante do PCP, tem sido o gestor do difícil equilíbrio politico-sindical dentro da direcção da CGTP".

O líder da corrente socialista da CGTP acredita que a posição assumida por Carvalho da Silva não colocará em causa "o papel e as funções que ele tem exercido na confederação".

A agência Lusa tentou falar com outros dirigentes da Inter sobre esta matéria mas ninguém se quis pronunciar por considerarem tratar-se de um assunto interno.

No entanto fontes da CGTP reconheceram que as declarações de Carvalho da Silva suscitaram protestos, alguns escritos, da parte de alguns dirigentes e de trabalhadores.

Depois de ter manifestado o seu apoio a António Costa, Carvalho da Silva fez um esclarecimento escrito, onde defendia a necessidade de convergência da esquerda na gestão de Lisboa e onde reafimava o seu apoio à CDU por entender "que o país precisa do reforço da CDU".

Perante isto, o secretário-geral da PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que o apoio de Carvalho da Silva - que se escusou a revelar o seu sentido de voto - não tinha sido porto em causa.

Posteriormente Carvalho da Silva disse aos jornalistas que as suas declarações de quarta-feira sobre o desejo de vitória do socialista António Costa em Lisboa, foram feitas enquanto cidadão.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados