Capitólio

Residente na Florida considerado culpado por obstrução

Um homem residente na Florida que publicou um vídeo no Facebook durante o ataque ao Capitólio nos Estados Unidos a 06 de janeiro de 2021 pode enfrentar mais de 20 anos de prisão, após uma acusação criminal.



Um juiz federal do Distrito de Columbia considerou Bradley Weeks de 44 anos, de Macclenny, no norte da Florida, culpado na sexta-feira de uma acusação criminal de obstrução de um processo oficial, junto com quatro violações, segundo registos do tribunal.

Weeks pode ser condenado até 20 anos de prisão pelo crime e até três anos no total pelas acusações menores. A sentença vai ser marcada posteriormente.

De acordo com documentos judiciais, o homem juntou-se a outros que se opõem à vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020 sobre o então presidente Donald Trump.

Uma multidão atacou o Capitólio a 06 de janeiro de 2021 numa tentativa de impedir o Congresso de certificar os resultados das eleições para Biden em vez do republicano Trump. Cinco pessoas morreram durante o ataque.

Várias pessoas avisaram o FBI sobre o vídeo que Weeks partilhou no Facebook sobre a sua participação na insurreição do Capitólio.

“Tivemos de partir coisas para passar, mas conseguimos. Nós superámos e vamos reconquistar o Capitólio. Estamos a reconquistar o nosso país. Este é o nosso 1776 [ano da independência dos Estados Unidos”, disse o homem no vídeo.

Desde o ataque, quase 900 pessoas foram detidas em quase todos os 50 estados sob acusações relacionadas com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos. Mais de 275 pessoas foram acusadas de agredir ou impedir a aplicação da lei.


PUB