Açoriano Oriental
Representante da República termina hoje audição com partidos
O Representante da República para os Açores termina hoje as audições com os partidos políticos, no dia em que deverá indigitar Vasco Cordeiro (PS) a formar governo e ser conhecida a composição do futuro executivo regional.
Representante da República termina hoje audição com partidos

Autor: Lusa/AO Online

 

Na segunda-feira, Pedro Catarino recebeu, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, responsáveis do PPM, CDU, Bloco de Esquerda e CDS-PP.

Hoje, o Representante da República recebe às 10:30 locais (mais uma hora em Lisboa) o PSD, o maior partido na oposição, e uma hora depois o PS, que ganhou as eleições legislativas regionais a 16 de outubro.

No final da audiência com o PS, o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores deverá indigitar Vasco Cordeiro como presidente do Governo Regional que, por sua vez, apresentará a Pedro Catarino a composição do executivo.

Ainda hoje, o Representante da República deverá nomear, por decreto, o presidente e os restantes membros do Governo Regional, e o futuro chefe do executivo apresentará publicamente a composição deste.

O Governo Regional toma posse perante a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na sexta-feira, às 15:00 locais, na Horta, ilha do Faial.

O PS venceu as eleições regionais de 16 de outubro, conquistando a quinta maioria absoluta consecutiva para o partido.

Os socialistas elegeram 30 deputados na Assembleia Legislativa Regional, ao conseguirem 46,43% dos votos, enquanto o PSD, o maior partido da oposição, 19 parlamentares (30,9%).

O CDS-PP obteve quatro mandatos (7,16%), o Bloco de Esquerda dois (3,66%), enquanto CDU e PPM conquistaram um deputado cada, com respetivamente 2,61% e 0,93% dos votos.

Estas eleições registaram a maior abstenção de sempre neste tipo de sufrágio, 59,15%: dos 228.162 inscritos votaram 93.194 eleitores.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados