Açoriano Oriental
Conflitos
Representante da ONU condena ataque contra presidente e afirma que "Nino" Vieira está bem
O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Shola Omoregie, condenou hoje o ataque desta madrugada contra o presidente guineense, João Bernardo “Nino” Vieira, e afirmou que o chefe de Estado “está bem”.

Autor: Lusa/AO online
“A ONU não aceita intervenções militares desta natureza”, afirmou Shola Omoregie aos jornalistas no final de um encontro com o presidente guineense.
Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de uma ligação entre o ataque e o anúncio dos resultados das legislativas do passado dia 16, Shola Omoregie afirmou que as Nações Unidas não sabem se há ligação mas vão “tentar saber”.
“A semana passada reuni-me com os líderes dos partidos políticos e com o chefe de Estado-Maior e nesse encontro apelei à calma e à estabilidade”, referiu.
“Disse-lhes, em particular, que depois do anúncio dos resultados eleitorais se houvesse alguma queixa que recorressem aos instrumentos legais e não à violência”, acrescentou.
Sobre o presidente “Nino” Vieira, o representante do secretário-geral da ONU disse que “está bem” e que “todos estão preocupados com a segurança do presidente”.
Questionado sobre a possibilidade do presidente ir para o edifício da ONU, Shola Omoregie disse que não podia responder à pergunta.
“O secretário-geral da ONU está a acompanhar de muito perto esta situação”, acrescentou o chefe da missão da ONU em Bissau.
Um grupo de militares atacou hoje de madrugada a casa do presidente “Nino” Vieira, provocando um morto e um ferido.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.