Açoriano Oriental
Regras de novo produto de poupança do Estado para particulares entram hoje em vigor
As Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), os novos títulos de dívida do Estado, são hoje lançados.
Regras de novo produto de poupança do Estado para particulares entram hoje em vigor

Autor: Lusa/AO Online

As regras que regulam a comercialização pelos bancos destas OTRV, um produto novo de poupança para investidores de retalho, foram publicadas em Diário da República na quarta-feira e entram em vigor hoje.

Estes instrumentos podem ser admitidos à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon, gerido pela Euronext Lisbon — Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, ou noutro mercado regulamentado que venha a ser autorizado em Portugal, segundo uma instrução da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

Quanto à subscrição de OTRV e critérios de rateio, o diploma determina que tem que ser observado o limite máximo individual de mil OTRV por investidor e o número de ordens de subscrição que podem ser dadas por cada investidor são definidos pelo IGCP em conjunto com a instituição de crédito ou instituições de crédito organizadoras.

A criação das novas OTRV foi aprovada pelo Conselho de Ministros a 24 de setembro, sendo uma emissão a médio ou longo prazo (com maturidades de cinco a 10 anos), para um investimento mínimo de 1.000 euros e que está limitado a um milhão de euros, tal como acontece nos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM).

As OTRV serão cotadas em bolsa e transacionadas em mercado secundário.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados