Açoriano Oriental
Registado aumento do número de internamentos de doentes com Covid-19

Diretor regional da Saúde diz que se registou um “ligeiro aumento” do número de internamentos, em especial em São Miguel

Registado aumento do número de  internamentos de doentes com Covid-19

Autor: Paula Gouveia

O número de internamentos de doentes com Covid-19 aumentou nos últimos meses na ilha de São Miguel.

“Reportando a uma análise aos últimos três, quatro meses,  houve um aumento de internamentos à data de hoje, mas que estará a ser devidamente acompanhado, e alvo de constante análise e monitorização”, confirmou o diretor regional da Saúde, Pedro Paes.

“A razão para esse ligeiro aumento não conseguimos aferir”,  afirmou ainda o responsável sendo certo, contudo, que esta “é uma época de festividades, uma época de maior mobilidade de pessoas, atendendo ao turismo de verão”.

Ontem, só no Centro de Saúde da Ribeira Grande estavam internados 10 utentes com Covid-19 (metade do total de doentes internados com a doença na Região), havendo ainda um na CUF e quatro na Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, a que acresciam outros três no Hospital da Horta e dois no Hospital da Ilha Terceira.

O diretor regional da Saúde explicou que alguns destes internamentos são de uma população que já reside na instituição, como a Casa de Saúde de São Miguel. E, por outro lado, não existem dados “sobre o aumento de mortalidade ou de gravidade da doença em si”.

“O que podemos garantir é que os profissionais estão a trabalhar com todas as condições de segurança, e os utentes internados têm as condições de segurança, seja os que estão internados com infeção ativa por Covid-19, sejam os outros utentes internados”, sublinhou o responsável, explicando que a segurança é garantida através de medidas de proteção individual e de prevenção da transmissão.

De qualquer modo, assegura que “sempre que, por ventura, se verifique algum constrangimento para o utente ou para o profissional, serão tomadas as medidas necessárias”, assumindo que, “atendendo à situação de exceção que São Miguel agora vive neste período pós-incêndio, é natural que possa haver necessidade de transferência de alguma unidade para outra, por forma a garantir estas mesmas condições de segurança no tratamento, no internamento e do próprio profissional”.

O diretor regional da Saúde apela à população que adote as medidas de proteção individual, já conhecidas de todos, de modo a que se possa conter a infeção da doença por Covid-19, nomeadamente medidas como limpeza e desinfeção das mãos, cuidado com as vias aéreas, e estando em situação de doença evitar zonas fechadas com ajuntamento de pessoas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.