Rede Regional de Voluntariado Jovem dos Açores com 90 adesões

A REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, nos Açores, registou já 90 jovens residentes no arquipélago, 44 dos quais foram já colocados, informou o Governo Regional



Segundo a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, responsável pelo projeto, a totalidade dos jovens colocados no REDES optou por projetos de voluntariado regular, com duração de três a nove meses, em instituições ou associações com atividade nas áreas da cultura, inclusão social, desporto, ambiente, saúde e prevenção de comportamentos de risco, apoio social a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, bem-estar animal, entre outras áreas de ação.

Os jovens beneficiam de uma bolsa mensal até aos 180 euros, num total de 1.620 euros, se cumprirem nove meses de voluntariado.

O programa REDES inclui, também, uma modalidade para projetos de voluntariado de curta duração, incluindo voluntariado para a requalificação de uma moradia ou para a recolha de animais, por exemplo.

Os projetos têm a duração de um a cinco dias, num total de 25 horas, sendo que os jovens beneficiam de uma bolsa de apoio entre os 21 e os 75 euros.

Segundo o executivo açoriano, estão aprovadas 21 candidaturas de entidades para 31 vagas em projetos de voluntariado regular em São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, e nove candidaturas de entidades para 31 vagas em projetos de curta duração em São Miguel, Pico e Terceira.

O REDES destina-se aos jovens residentes nos Açores, com idade compreendida entre os 15 e os 28 anos à data de submissão da candidatura, visando “promover oportunidades para o desenvolvimento de competências pessoais e técnicas”, bem como para o “exercício de uma cidadania ativa e solidária em atividades que contribuam para as suas comunidades”.


PUB