Autor: Lusa /AO Online
Os estorilistas têm a missão teoricamente mais acessível, ao visitarem pelas 11:00 o Serpa, do Campeonato de Portugal, no início de um dia de Taça que garante, de resto, pelo menos dois clubes de fora da I Liga nos oitavos de final.
Vilafranquense e Mafra protagonizam um encontro da II Liga pelas 14:00, enquanto o Paredes, do quarto escalão, ou o Torriense, do terceiro, continuarão o percurso na Taça.
À mesma hora, o Caldas representa a Liga 3 ante o Belenenses SAD, que procura evitar surpresas.
Às 16:45, Moreira de Cónegos é palco de um dérbi minhoto e do único confronto do dia entre primodivisionários, com Moreirense e Vitória de Guimarães a lutarem por um lugar entre os 16 ‘resistentes’.
Após esta jornada domingueira, os 16 avos de final fecham na segunda-feira com o último da ‘elite’ do futebol português, o Tondela, a receber o Leixões, da II Liga.
A quarta eliminatória arrancou na quinta-feira, com o Sporting a vencer em Alvalade o Varzim, da II Liga, por 2-1, enquanto na sexta-feira o Benfica, recordista da Taça de Portugal, com 26 títulos, eliminou o Paços de Ferreira, com um triunfo por 4-1.
Portimonense e Casa Pia, da II Liga, também garantiram um lugar nos oitavos de final antes do fim de semana, em que o detentor do troféu, o Sporting de Braga, protagonizou a maior goleada: 6-0 aos açorianos do Santa Clara.
O FC Porto também se apurou, ao golear o Feirense (5-1), com o ‘tomba-gigantes’ Leça, do quarto escalão, a agir de novo, batendo o primodivisionário Gil Vicente por 1-0. Juntaram-se ainda Rio Ave, da II Liga, e o Vizela e o Famalicão, da I Liga.