Açoriano Oriental
PSD/Açores diz que PS mostra “desprezo” trabalhadores ao criticar apoio aos salários

O vice-presidente do PSD/Açores, Luís Maurício, afirmou hoje que as críticas do PS à iniciativa do Governo Regional de apoiar o aumento dos salários nas empresas do setor privado revelam “profundo desprezo" pelos trabalhadores.

PSD/Açores diz que PS mostra “desprezo” trabalhadores ao criticar apoio aos salários

Autor: Lusa /AO Online

De acordo com o dirigente social-democrata, citado em nota de imprensa, “dizer que apoiar o aumento dos salários é uma ‘mão cheia de nada’, como disse o PS, é revelador de um profundo desprezo pelos trabalhadores açorianos”.

O vice-presidente do PS/Açores, Berto Messias, considerou na sexta-feira que o líder do Governo Regional (de coligação PSD/CDS-PP/PPM) apresentou uma “mão cheia de nada” para as famílias e empresas fazerem face à crise inflacionista.

“A conferência de imprensa do presidente do Governo [dos Açores] mostra um governo esgotado e incapaz de perceber a situação económica e social, sem capacidade para garantir apoios rápidos que cheguem às famílias e empresas rapidamente”, refere Berto Messias, citado numa nota de imprensa.

O executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, anunciou na sexta-feira a criação do programa “Mais”, orçado em 10 milhões de euros, para incentivar o aumento salarial, e de um passe social para “evitar o descontrolo” dos preços dos transportes públicos devido à inflação.

Para o vice-presidente do PSD/Açores, a “ânsia de atacar o Governo dos Açores é tal que o PS agora até critica a iniciativa do executivo de apoiar o aumento dos salários no setor privado”, quando esta é “uma boa medida do Governo Regional para mitigar os efeitos da crise inflacionista”.

Segundo o dirigente social-democrata, o programa “Mais” constitui “mais uma importante medida de apoio às famílias e empresas”.

De acordo com Luís Maurício, “desde o dia 01 de janeiro de 2023 que estão em vigor, nos Açores, os maiores apoios sociais da história da autonomia, bem como os impostos mais baixos de todo o país”.

O “Mais”, considerou, é mais uma das muitas iniciativas que o governo liderado por José Manuel Bolieiro tem tomado “para proteger os açorianos num período de incerteza”.

Para Luís Maurício, o apoio do Governo Regional ao incremento salarial, que deverá abranger até 55 mil trabalhadores por conta de outrem, “é mais uma medida de grande alcance, pois irá aumentar a liquidez das famílias”.

O vice-presidente do PSD/Açores lembrou que a iniciativa, a aplicar até ao final do primeiro trimestre de 2023, “vem corrigir uma injustiça praticada pelo Governo da República, que excluiu as empresas açorianas nas medidas de compensação inseridas nos acordos de aumentos salariais”.

“O PS, que nada disse sobre a exclusão das empresas açorianas de medidas nacionais, tem agora o desplante de criticar o Governo dos Açores por se substituir ao Governo da República. O PS limita-se a fazer uma oposição de terra queimada, criticando tudo o que o governo faz e nunca apresentando alternativas”, afirmou o dirigente.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados