Autor: Lusa/AO Online
O anúncio foi feito pelo presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, no final da reunião do secretariado regional do partido, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Vasco Cordeiro, recandidato à presidência do Governo Regional, lidera a lista pelo círculo de São Miguel, o maior do arquipélago, e ainda pelo círculo de compensação.
O médico Dionísio Faria e Maia, a professora universitária Susana Goulart Costa e o engenheiro agrónomo João Botelho Rodrigues são os nomes que se seguem na lista do PS por São Miguel, figurando logo depois os atuais deputados André Bradford (vice-presidente do PS/Açores), Graça Silva, Francisco César, José Contente, Renata Botelho e Pedro Moura.
Na Terceira o cabeça de lista é, de novo, Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo açoriano, surgindo em número dois o presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, que lidera também a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.
Neste círculo, o segundo maior do arquipélago, a professora Fátima Rocha Ferreira e os deputados Francisco Coelho e Berto Messias, este líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional, são os nomes que se seguem.
No Faial, Ana Luís, a atual presidente da Assembleia Legislativa Regional, ocupa novamente o primeiro lugar da lista socialista por esta ilha, o mesmo acontecendo no Pico, com o deputado Miguel Costa.
Em São Jorge também não há alterações no primeiro nome socialista por este círculo, mantendo-se o deputado André Rodrigues, situação igual na Graciosa, com o deputado José Ávila.
Nas ilhas do grupo ocidental, o PS repete as escolhas de há quatro anos para encabeçar os círculos do Corvo e das Flores, respetivamente Iasalde Nunes e Manuel Pereira, ambos deputados.
Em Santa Maria, a deputada Bárbara Chaves, que foi segunda na lista socialista em 2012, é agora a cabeça de lista.
Na apresentação dos candidatos, Vasco Cordeiro manifestou “agradecimento e reconhecimento” aos deputados que vão cessar funções na X Legislatura pelo “contributo, trabalho e dedicação que, numa conjuntura especialmente desafiante, todos emprestaram a este projeto do PS e também colocaram ao serviço dos Açores”.
O líder do PS/Açores salientou, ainda “a tranquilidade e o envolvimento de todo o partido” na elaboração das listas que decorreu no ‘timing’ e nos termos fixados pelo PS.
Sobre as listas, aprovadas por “unanimidade e aclamação” pelo secretariado regional, Vasco Cordeiro referiu que traduzem “a capacidade de renovação do PS e de abertura”, referindo que o partido “conseguiu chamar à participação um conjunto de personalidades especialmente qualificadas” da sociedade açoriana.
“As listas traduzem uma renovação que se aproxima dos 70%, nomeadamente 68%, a média de idades é de 39 anos”, adiantou o líder dos socialistas nos Açores, realçando, também, que o PS “é o primeiro partido a apresentar listas completas”.
Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.
Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.
-
Carlos Ferreira defende maior celeridade na revisão dos PDM
-
-
Cultura e Social
“Sou muito perfeccionista e ambiciono fazer sempre o melhor”