Açoriano Oriental
Proteção Civil dos Açores reforça rede de comunicações satélite para catástrofes

As quatro corporações de bombeiros de São Miguel receberam, esta segunda-feira, quatro telefones satélites no âmbito do reforço da rede de comunicações açoriana em caso de acidente grave ou catástrofe.


Autor: Lusa/AO Online

Foram entregues quatro telefones satélite às corporações de Ponta Delgada, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande, mas nas próximas duas semanas serão entregues os restantes cinco equipamentos às corporações das Lajes e São Roque do Pico, Calheta de São Jorge, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, adiantou o secretário regional da Saúde, Rui Luís.

Assim, a rede fica apetrechada com 21 telefones satélite.

Dos 12 equipamentos que já existiam, três encontram-se na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, dos quais um fixo na Sala de Atendimento e Gestão de Emergências e dois portáteis, que equipam as malas de operações utilizadas em situações de exceção, segundo o executivo açoriano.

“Apesar de as nove ilhas já se encontrarem cobertas por este sistema, este reforço traz a possibilidade de as 17 corporações estarem munidas destes aparelhos, salvaguardando a redundância das comunicações em caso de acidente grave ou catástrofe que inviabilize outro tipo de comunicações”, sublinhou Rui Luís.

Em declarações aos jornalistas, à margem da entrega dos equipamentos em Ponta Delgada, o governante salientou que a atual rede "é bastante fiável", destacando que a distribuição dos novos telefones satélite "salvaguarda a existência de equipamentos em todas as corporações de bombeiros, otimizando assim uma rede de comunicações".

Os nove aparelhos representam um investimento de cerca de 20 mil euros, que inclui a aquisição de bases de rede e antenas exteriores, de acordo com o secretário regional da Saúde.

"Entendemos que as 17 corporações deveriam ter também rádios e estamos a completar este ciclo de entrega às corporações de bombeiros", reforçou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados