Açoriano Oriental
Projeto-piloto da semana de 4 dias arranca em janeiro

Anúncio feito ontem pelo Presidente do Governo Regional dos Açores. Em novembro será constituída a amostra de serviços e trabalhadores da administração pública regional que irá participar.


Projeto-piloto da semana de 4 dias arranca em janeiro

Autor: Nuno Martins Neves

Estava previsto para arrancar ainda no final deste ano, mas é a 1 de janeiro que o projeto-piloto da semana de quatro dias  na Administração Pública Regional dos Açores vai tornar-se realidade. O anúncio foi feito ontem pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, na abertura da VI Jornadas do Direito do Trabalho - Açores, no Teatro Micaelense, Ponta Delgada.

Uma das promessas do atual executivo de coligação, oprojeto-piloto terá a duração de seis meses, explicou JoséManuel Bolieiro.

“Fazendo uso das melhores práticas internacionais, o projeto-piloto da semana de quatro dias foi apresentado e debatido com os sindicatos e os dirigentes superiores da Administração Pública Regional. Em novembro próximo será constituída a amostra de serviços e trabalhadores que irão participar do projeto piloto”.

Assinalando que o projeto-piloto avança após o acordo entre trabalhador e empregador e com o objetivo demelhorar o balanço “entrevida profissional, pessoal efamiliar, potenciar ganhos deprodutividade e bem-estar, econtribuir para a competitividade dos nossos serviços, sempre em estrito cumprimento da legislação aplicável”.

Quanto ao setor privado, Bolieiro diz que a abordagem é “prudente”, mas de incentivo a projetos-piloto “voluntários, medidos e reversíveis, alinhados com o Código do Trabalho e com a contratação coletiva”.

O governante acrescenta que o apoio público a conceder às empresas será “técnico, focado no diagnóstico de processos, capacitação de chefias e avaliação independente, sem recorrer à subsidiação salarial direta”

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.