Açoriano Oriental
Sociedade
Projecto-piloto promove empreendedorismo nos jovens
Um projecto-piloto para estimular o aparecimento de ideias empreendedoras inovadoras, abrangendo mais de 1000 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário e profissional, arranca este ano lectivo em 26 escolas dos Açores.
Projecto-piloto promove empreendedorismo nos jovens

Autor: Lusa/AO online
“No fundo, pretende-se levar os alunos a criar projectos novos, inovadores em ambiente escolar, mas fora da sala de aulas. É a primeira vez que, de uma forma estruturada e sistematizada, se englobam vários níveis de ensino na abordagem da temática da educação para o empreendedorismo”, afirmou o director regional da Juventude, Bruno Pacheco, frisando que se trata de "uma novidade a nível nacional".

Bruno Pacheco falava em Ponta Delgada, à margem da apresentação do programa “Educação Empreendedora: o caminho para o sucesso”, que incluiu a assinatura de um protocolo com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores.

Na fase de arranque, o programa vai abranger 26 escolas da região, com um total de 52 professores, envolvendo mais de 1000 alunos, estando prevista a criação de clubes de empreendedorismo nos estabelecimentos de ensino.

“Estes clubes são algo de inovador, porque permitem um planeamento para a implementação desta temática, não apenas nas salas de aula, mas em contexto educativo, através de actividades extracurriculares que serão desenvolvidas pelos professores", salientou Bruno Pacheco, acrescentando que os docentes estão a ser formados por um especialista canadiano.

O director regional da Juventude sublinhou que se tratar de um programa "inspirado em modelos canadianos" e "flexível", porque a sua implementação será feita de acordo com o ambiente escolar de cada escola.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados