Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Principais candidatos passam quinto dia de campanha em várias ilhas
Os principais candidatos às eleições regionais dos Açores de 16 de outubro passam o quinto dia de campanha entre as ilhas de São Miguel, Graciosa, Terceira e Faial.

Autor: Lusa/AO Online

 

O líder do PS/Açores e candidato a presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, visita hoje pelas 05:00 uma exploração agrícola na Lomba do Cavaleiro, na ilha de São Miguel.

De seguida, Vasco Cordeiro e a sua comitiva deslocam-se à Queijaria Furnense, no concelho da Povoação.

À noite, o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de São Miguel participa num comício em Vila Franca do Campo.

O líder do segundo maior partido dos Açores, Duarte Freitas (PSD), passa o dia de campanha na ilha Graciosa, onde visita a escola básica da freguesia da Luz e à noite participa num comício na Sociedade Recreativa da Vitória, freguesia da Guadalupe.

O cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo da Terceira e líder do partido nos Açores, Artur Lima, apresenta as propostas da sua candidatura para a baía da Praia da Vitória (ilha Terceira).

Pelo Faial anda a comitiva da CDU, com o candidato e coordenador da CDU/Açores, Aníbal Pires, em contactos com a população no centro da cidade da Horta.

O Bloco de Esquerda está em Santa Cruz da Graciosa, na ilha Graciosa, onde a coordenadora e candidata do BE pelo círculo de São Miguel, Zuraida Soares, se reúne com a Associação de Pescadores Graciosenses.

Para a votação de dia 16 de outubro estão inscritos 228.160 eleitores, que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional, que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados