Açoriano Oriental
Presidente da federação diz que Mundial de judo será teste para Tóquio2020

O Mundial de judo, que se realiza em junho, na Hungria, será um teste para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, embora a seleção nacional queira conquistar medalhas, disse o presidente da federação portuguesa da modalidade.

Presidente da federação diz que Mundial de judo será teste para Tóquio2020

Autor: Lusa/AO Online

“Partimos com a expectativa que temos partido para as últimas provas, que é ir lá, lutar e ganhar. Estamos a pensar [trazer medalhas], mas não nos podemos esquecer que esta prova está muito próxima dos Jogos Olímpicos”, disse Jorge Fernandes aos jornalistas.

Em declarações à margem do estágio que a seleção nacional de judo está a realizar em Cernache, Coimbra, o responsável federativo frisou que os “melhores” judocas nacionais querem ir ao Mundial de Budapeste e aos Jogos Olímpicos: “Irão estar nas duas [competições], o Campeonato do Mundo será uma prova de passagem, o objetivo é os Jogos Olímpicos”, reforçou.

“Poderá ser uma prova de teste, mas os atletas estão focados já em Tóquio e irão a esta prova, como já têm ido a outras, [com o objetivo de] lutar para ganhar, para fazer o melhor possível. Não quer dizer que se correr mal [o Mundial] que nos Jogos fiquemos preocupados”, observou.

Jorge Fernandes reforçou que o Mundial “é mais um treino”, adiantando que oito judocas – seis no setor feminino e dois no masculino – já estão apurados para os Jogos Olímpicos, mas a federação acredita que seja “possível chegar aos 10”.

“Temos oito, o nono e o décimo [João Crisóstomo e Rodrigo Lopes] estão mesmo muito próximos, não precisam de grandes resultados, com medalha, para se apurarem”, explicou.

No Mundial, o presidente da federação de judo aposta mesmo em conseguir “oito, nove ou 10 medalhas”: “Qualquer atleta que vai, vai lutar pela medalha. Todos os que estão irão lutar pela medalha, senão não iam, ficavam aqui a treinar”, enfatizou.

Sobre o estágio de Coimbra, em que a seleção nacional tem a companhia de outras seis (Suécia, Estónia, Cabo Verde, Reino Unido, Itália e Suíça), num total de cerca de 80 judocas, Jorge Fernandes faz um balanço “altamente positivo”, até pela presença de “várias seleções com vários campeões da Europa”.

“Isto é fruto do trabalho da nossa seleção, dos nossos atletas, todos os escalões vão lá fora lutar pelas medalhas e mostram que, aqui, em Portugal, também se treina a sério”, argumentou.

O Campeonato do Mundo de judo de 2021 decorre entre 06 e 13 de junho, em Budapeste, na Hungria, e é a última competição da modalidade em que os atletas podem conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados