Açoriano Oriental
Petróleo
Preços continuam altos mas não deverão baixar para os níveis passados
Os preços do petróleo continuam muito altos mas não deverão regressar aos níveis registados há alguns anos, afirmou o director da Agência Internacional de Energia (AIE) Nobuo Tanaka.

Autor: Lusa/AO online
“Os preços não deverão voltar aos níveis de alguns anos”, afirmou o responsável numa conferência de imprensa em Stavanger, Noruega, justificando com os constrangimentos no abastecimento.

    A AIE espera que os fundamentais do mercado aliviem no segundo semestre deste ano, antes de começarem a sofrer nova pressão em 2009.

    Apesar de ter revisto em baixa as suas previsões para a procura de petróleo este ano, devido ao aumento dos preços, Tanaka afirmou que a AIE está também a baixar as suas expectativas face à capacidade de abastecimento devido à idade dos poços actuais, aos atrasos na exploração dos novos campos e a factores geopolíticos.

    A AIE espera que a capacidade excedentária de petróleo se mantenha baixa até 2013.

    O preço do petróleo estava hoje a subir pelo terceiro dia perante previsões de que a tempestade tropical Gustav poderá afectar o Golfo do México.

    O preço do crude para entrega em Outubro estava a subir 1,4 por cento para 117,85 dólares o barril no mercado de Nova Iorque.

    O petróleo de Brent subia 1,1 por cento para 115,84 dólares o barril em Londres.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados