Açoriano Oriental
Preço do gasóleo nos Açores baixa 8,5 cêntimos por litro em junho

O preço do gasóleo nos Açores desce 8,5 cêntimos por litro, no dia 01 de junho, e o preço da gasolina não sofre alterações, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.


Preço do gasóleo nos Açores baixa 8,5 cêntimos por litro em junho

Autor: Lusa/AO Online

Em junho, o gasóleo passa a custar 1,356 euros por litro na região, menos 8,5 cêntimos do que o preço praticado em maio (1,441).

Já o preço da gasolina, fixado em 1,523 euros em maio, não sofre alterações no próximo mês.

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

Não foi publicado em Jornal Oficial um novo despacho a fixar o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas.

O fuelóleo com teor de enxofre inferior ou igual a 1%, quando destinado a outros consumos, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, aumenta 1,4 cêntimos para 0,599 euros por quilograma.

Já o fuelóleo para a produção de eletricidade, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, regista uma subida de preço na ilha de São Miguel de 591,87 para 606,24 euros/TM e na Terceira de 620,81 para 635,18 euros/TM.

No Pico baixa de 717,87 para 714,23 euros/TM e no Faial de 703,78 para 700,14 euros/TM.

O preço do gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel não sofre alterações, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).

Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são "alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal".

Em março, o executivo açoriano aumentou a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 10 cêntimos, justificando a decisão com “uma tendência de normalização dos preços dos combustíveis no mercado mundial, para valores similares aos anteriores à crise geopolítica provocada pela guerra na Ucrânia”.

São cobrados 46,5 cêntimos de ISP por litro no caso da gasolina e 24,2 cêntimos no caso do gasóleo.

O ISP nos Açores tinha baixado, em agosto de 2022, nove cêntimos na gasolina e 11,3 cêntimos no gasóleo.

O executivo açoriano tinha já reduzido o ISP em quatro cêntimos na gasolina e em dois cêntimos no gasóleo, em novembro de 2021, e em 11 cêntimos nos dois combustíveis, em abril de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados