Autor: Carlota Pimentel
Segundo nota do partido, assinalando a proposta do PS para reduzir o IVA para 0% sobre 46 bens alimentares essenciais, Sérgio Ávila salientou ser possível, com esta medida, “reduzir o custo de vida, contribuir para o abrandamento da inflação e melhorar o poder de compra das famílias açorianas”.
Além disso, o socialista apresentou outras duas medidas com impacto direto na vida das pessoas.
“Propomos reduzir para 4% o IVA da eletricidade, aliviando, assim, a carga fiscal sobre um bem essencial para todas as famílias”, defendeu, acrescentando que pretendem reduzir “em 20% o Imposto Único de Circulação sobre veículos de média cilindrada matriculados até 2007, aliviando, desta forma, os custos fixos que as famílias suportam com os seus automóveis”.
De acordo com o socialista, estas três propostas representam uma estratégia fiscal centrada nas necessidades reais da população, com impacto imediato.
“Com este conjunto de medidas, o nosso objetivo é claro: aumentar o rendimento disponível das famílias açorianas, reduzindo os impostos sobre bens que todas consomem, independentemente do rendimento, como sejam os alimentos essenciais e a eletricidade”, referiu, citado em comunicado.
O candidato socialista às eleições legislativas nacionais de 18 de maio, Sérgio Ávila, sublinhou ainda que esta abordagem é “parte essencial” da visão do PS para a próxima legislatura, defendendo que a prioridade do partido, do ponto de vista fiscal, “é clara”.
“Ajudar as famílias a viver melhor, e isso faz-se
aliviando a carga fiscal onde esta mais pesa, nos bens essenciais do dia
a dia”, concluiu.