Açoriano Oriental
Portugueses entre cidadãos da UE com menor atividade cultural
Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia com menores taxas de participação em atividades culturais e Portugal é o país onde há maior falta de interesse pela leitura, releva um inquérito Eurobarómetro.
Portugueses entre cidadãos da UE com menor atividade cultural

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo este inquérito da Comissão Europeia sobre acesso à cultura e participação cultural, o primeiro nesta área desde 2007, no ano passado apenas 38% dos cidadãos da União Europeia realizaram alguma atividade cultural, sendo que apenas o cinema manteve os níveis de adesão.

Em termos de frequência na participação em atividades culturais, como ler ou visitar museus, os países nórdicos revelam os melhores resultados: Na Suécia, 43% dos cidadãos descrevem a sua taxa de participação como elevada ou muito elevada, seguindo-se a Dinamarca (36%) e os Países Baixos (34%).

Portugal é, com Chipre, um dos países do fim da tabela, com apenas 6% da população a registar uma participação elevada ou muito elevada, apenas ultrapassados pela Grécia, onde 5% dos cidadãos diz ter uma atividade cultural frequente.

Este Eurobarómetro revela que 49% dos portugueses aponta a falta de interesse como razão para não ler livros, sendo que 35% dos portugueses dizem não ter ido a concertos no último ano por falta de dinheiro.

O inquérito indica que assistir/ouvir programas na televisão/rádio são as atividades culturais mais comuns na União Europeia (72% pelo menos uma vez nos últimos 12 meses).

A ópera, o 'ballet' ou os espetáculos de dança são as escolhas menos habituais entre os cidadãos europeus (apenas 18% no último ano).

Este inquérito, para o qual foram entrevistadas cerca de 27 mil pessoas no espaço europeu, coincide com a abertura do Fórum Europeu de Cultura, em Bruxelas, que reúne cerca de 1.200 agentes culturais e responsáveis políticos, nas vésperas de ser adotado o novo programa "Europa Criativa", da Comissão Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.