Açoriano Oriental
Portugal tem atualmente sindicatos "pouco combativos"
A historiadora Raquel Varela que coordenou o estudo "Greves e Conflitos Sociais em Portugal no Século XX" disse à Lusa que atualmente a diferença entre o Sul e o Norte da Europa é "enorme" e que os sindicatos portugueses estão "pouco combativos".
Portugal tem atualmente sindicatos "pouco combativos"

Autor: Lusa / AO online

 

Se ao longo do último século Portugal fica marcado por “instabilidade” e lutas laborais, desde a I República, até ao período da Revolução de 25 de Abril de 1974, atualmente as diferenças também são acentuadas pelos modelos do Norte e o Sul em relação aos governos e às lutas laborais.

“O capitalismo no Sul é muito diferente do do Norte da Europa, mas em Portugal temos sindicatos muito pouco combativos e que sempre estiveram muito ligados às estratégias dos partidos e essa estratégia tem sido muito a da gestão do pacto social”, disse à Lusa a historiadora Raquel Varela, da Universidade Nova de Lisboa, que em conjunto com Ricardo Noronha e Joana Dias Pereira coordenaram o recente estudo “Greves e Conflitos em Portugal no Século XX” e que recusa a ideia de que as ideologias desapareceram, na sociedade contemporânea.

“As ideologias existem, as pessoas é que pensam que não existem. A ‘democracia real’ é o quê? É a ideia de que se pode aprofundar a democracia sobre o capitalismo. Ou seja, a ideia de que o problema central do capitalismo em democracia é o regime e não a produção e a propriedade privada e, portanto, as ideologias têm nome embora as pessoas recusem nomes e, por isso, dizem que a ideologia é não ter ideologia”, afirma Raquel Varela sobre os movimentos de intervenção existentes, sobretudo na Europa.

“Um dos grandes dramas da Europa é as pessoas saírem às ruas para dizerem ‘eu não quero isto’. As pessoas não vêm para a rua dizer ‘eu quero isto’, por aquilo que querem, ou por aquilo que é possível querer contra o capitalismo – uma sociedade sem propriedade privada que é a chave do processo de transformação socialista – porque as pessoas associam-na aos setenta anos da União Soviética onde se aboliu a propriedade privada e se instaurou uma ditadura terrível”, diz Raquel Varela que reforça a ideia de que existe um “trauma sobre a construção de uma sociedade nova que acaba a construir campos de concentração”, na ex-União Soviética.

“Os marxistas hoje ainda não ultrapassaram o trauma de que é possível lutar por uma sociedade igualitária, livre, culta, sem ser uma sociedade-prisão e têm de compreender que aquilo que era o projeto histórico do marxismo – a abolição da propriedade privada - foi profundamente atacado, de forma radical pelo estalinismo”, afirma.

Para a historiadora, Portugal, desde o século XIX, só conheceu estabilidade social quando foram “dados direitos” às populações e que atualmente os sindicatos portugueses não estão “comprometidos” com “combates” e mudanças.

“Em Portugal, os sindicatos continuam a ter muita força. As maiores manifestações continuam a ser as que são organizadas pelos sindicatos. O problema é que os sindicatos estão comprometidos com o pacto social e não estão comprometidos com nenhuma mudança”, considera Raquel Varela,

“Em Portugal, os sindicatos só organizam os seus próprios filiados numa altura em que o modelo da Europa é o trabalho precário e o trabalho informal. Seja como for, os sindicatos continuam a ter muita força, sobretudo no Norte da Europa. Na Alemanha, o maior sindicato, não faz greve, ameaça que faz greve e consegue o que quer. Há um pacto social a vigorar no Norte da Europa muito forte, cuja sustentação são os sindicatos”.

Raquel Varela, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa é também presidente da Associação Internacional sobre Greves e Conflitos Sociais que reúne milhares de historiadores em todo o mundo.

“Nós recusamos a ideia de que as greves são coisas do passado e olhamos para a sociedade em função dos conflitos sociais. Somos pessoas que estudam desde os levantamentos dos camponeses do século XVIII até às greves na China contemporânea”, afirma Raquel Varela.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados