Irão

Portugal encerra temporariamente embaixada em Teerão

Portugal determinou o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou o Ministério dos Negócios português



“O Ministério dos Negócios Estrangeiros informa que foi determinado a 14 de janeiro, o encerramento temporário da embaixada de Portugal no Irão”, refere uma nota de imprensa hoje divulgada.

Segundo a nota, “todos os portugueses naquele país foram contactados, tendo oito cidadãos nacionais já abandonado território iraniano".

O ministério acrescenta que "alguns cidadãos" estão em processo de saída, sem adiantar mais pormenores "por motivos de segurança".

Dez cidadãos nacionais, "sete dos quais detêm dupla nacionalidade, portuguesa e iraniana, quiseram permanecer no país”, acrescenta-se na nota.

O Governo português desaconselha “todas e quaisquer viagens ao Irão, como tinha sido já divulgado no Portal das Comunidades Portuguesas”, diante do “contexto de tensão e da situação de conflito armado latente na região, o que resulta em significativo risco securitário”.

O Irão está a ser agitado por uma nova vaga de protestos desde 28 de dezembro, iniciada em Teerão por comerciantes e setores económicos afetados pelo colapso do rial, a moeda iraniana, e pela elevada inflação, alastrando-se depois a mais de 100 cidades do país.

PUB