Açoriano Oriental
Corrupção
Portugal cai para a 35º lugar no ranking da corrupção percepcionada
Portugal caiu este ano três posições, do 32.º lugar para a 35.ª posição, no ranking da corrupção percepcionada (CPI) no sector público, num total de 180 países, indica esta terça-feira o relatório da Transparência Internacional relativo a 2009.

Autor: Lusa / AO online
O documento, que mede os níveis percepcionados de corrupção na administração pública, alerta para o facto de se saber em que países e onde a corrupção está a bloquear a boa governação e a prestação de contas, numa altura em que a economia mundial começa a dar sinais de recuperação.

"Embora em alguns países se mantenham conflitos e prossiga a insegurança, os pacotes públicos de estímulo maciço à retoma económica desembolsados pelos diversos sectores públicos e a tentativa de garantir a paz torna mais importante saber onde a corrupção impede uma boa governação", afirma o presidente da Transparência Internacional (TI) na apresentação do documento.

Para a TI é claro que "nenhuma região do mundo é imune aos perigos da corrupção percepcionados por este índice".

A transparência Internacional (TI) é uma organização não-governamental que tem como principal objectivo a luta contra a corrupção.

Fundada em Março de 1993 e com sede em Berlim, a organização é conhecida pela elaboração anual de um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.

Portugal tem estado a piorar neste ranking que analisa a corrupção percepcionada, tendo passado da 26ª posição, em 2007, para a 32ª no ano seguinte e caído para a 35º, este ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados