Açoriano Oriental
Portos dos Açores encerram operações em diversas infraestruturas

A Portos dos Açores informou que foram tomadas diversas medidas preventivas e de autoproteção nos portos sob sua jurisdição e que incluem o encerramento de operações em diferentes infraestruturas.

Portos dos Açores encerram operações em diversas infraestruturas

Autor: Ana Carvalho Melo

Em nota enviada à comunicação a Portos dos Açors revela que estas medidas foram tomadas tendo em conta as condições muito adversas de tempo que se encontram previstas para os Açores a partir desta terça-feira, 1 de Outubro, particularmente nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central, na sequência da passagem pelo arquipélago do furacão ‘Lorenzo.

Assim, a partir das 17:00 horas desta terça-feira a entrada de viaturas e pessoas nos portos do Corvo, Lajes das Flores, Horta, Madalena, São Roque do Pico, Velas, Calheta, Praia da Graciosa e Praia da Vitória foiencerrada, excepto quanto ao fluxo de passageiros entre as ilhas Faial e Pico, para as ligações marítimas que ainda subsistam.

Acrescenta ainda que nestes mesmos portos foi já removido todo o material mais leve e susceptível de ser arrastado pelos ventos e foram, em alguns casos, retiradas defensas dos cais, ao mesmo tempo que serão acondicionadas as máquinas de trabalho portuário nos respetivos armazéns. Em simultâneo, as empresas e transitários com carga não contentorizada presente nos espaços portuários foram notificados para procederem ao seu levantamento e foram dadas indicações para a remoção das embarcações de pesca e de recreio para zonas mais seguras, assim como para o reforço de amarrações nos casos em que permaneçam em plano molhado.

Estas medidas, em geral, foram também alargadas aos portos de Santa Cruz das Flores, Lajes do Pico e Angra do Heroísmo, bem como às marinas e núcleos de recreio náutico, sendo naturalmente adaptadas às realidades locais e às necessidades de abrigo e de protecção, particularmente nos espaços onde existem estruturas flutuantes de pontões e fingers.

Nos portos onde há movimentação de contentores os mesmos foram removidos para locais mais seguros e foi proibida a entrada de novos contentores nos espaços portuários.

No Grupo Oriental dos Açores há também um conjunto de medidas em curso, como no Porto de Ponta Delgada onde foi dada indicação que todos os navios deveriam largar até às 20:00 horas desta terça-feira, hora a que a carga deve igualmente sair do espaço portuário. No Porto de Vila do Porto a via de acesso ao porto, e o porto, estão encerrados desde as 17:00 horas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados