Ponta Delgada recebe evento que cruza gastronomia e ciência

A cidade de Ponta Delgada recebe na próxima segunda-feira um evento que cruza ciência e gastronomia e que pretende valorizar as algas, um "alimento do futuro" que será analisado, debatido e degustado por cientistas e especialistas gastronómicos.



A iniciativa, da responsabilidade da plataforma Go Foodies, "quer apostar na valorização científica e turística", através do "melhor que se produz na cozinha do país e do mundo", e nos Açores foram escolhidas as algas para análise e degustação.

Na segunda-feira, está prevista a passagem por uma praia da ilha de São Miguel para a apanha de algas e explicações de cinco ficologistas - cientistas que estudam algas - do país, revelou à agência Lusa Nuno Nobre, um dos dinamizadores do evento.

De noite, haverá um jantar-degustação com cinco pratos, "cada um centrado numa alga diferente", referiu Nuno Nobre, advogando que "gastronomia é cultura, é arte e ciência".

Este será o primeiro evento da Go Foodies no que se pretende ser uma "digressão por vários países e cidades" em que, com o mar como pano de fundo, serão analisadas, debatidas e saboreadas várias especialidades de zonas diferentes do globo.

A experiência gastronómica nos Açores decorrerá no restaurante Jardim do Hotel Azoris Royal Garden Leisure & Conference, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e será coordenada por Nuno Nobre, Michael Ross (chef do Azoris Royal Garden) e Pedro Oliveira (chef da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada).


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares