Açoriano Oriental
Somália
Piratas pedem para acelerar negociações para libertar petroleiro saudita
O porta-voz dos piratas somalis a bordo do petroleiro saudita Sirius Star, Mohamed Said, apelou aos proprietários do navio para acelerarem as negociações em relação ao pedido de resgate de 25 milhões de dólares.

Autor: Lusa/AOonline
Mohamed Said indicou que negociações prolongadas não são lucrativas para os piratas, nem para os proprietários e a tripulação do petroleiro.

    “Apelamos aos proprietários do navio saudita para estabelecerem um diálogo honesto com o objectivo de pôr termo a esta crise”, declarou o porta-voz dos piratas.

    “É necessário que telefonem para o capitão e para os nossos elementos no Sirius Star para que possamos acelerar as negociações”, adiantou.

    Os piratas pedem 25 milhões de dólares para libertar o petroleiro com uma carga de 300 mil toneladas de petróleo, que sequestraram a 15 de Novembro. Quando pediram publicamente o resgate, os piratas fixaram um ultimato que expira a 30 de Novembro para a conclusão das negociações.

    A captura do Sirius Star, com um comprimento de 330 metros, é a operação mais espectacular desde sempre levada a cabo pelos piratas somalis, que já atacaram uma centena de embarcações desde o início do ano.

    O petroleiro saudita, que foi sequestrado em pleno oceano Índico, está ancorado há dez dias na zona de Harardhere, 300 quilómetros a norte de Mogadíscio, um dos numerosos refúgios dos piratas na costa da Somália.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados