Autor: Arthur Melo
O piloto francês Pierre-Louis Loubet, campeão do WRC2 em 2019, vai participar no Rallye Capital do Queijo e das Fajãs, nos próximos dias 17 e 18, na ilha de São Jorge, anunciou ontem o presidente do Grupo Desportivo Comercial (GDC).
No decorrer da cerimónia pública de apresentação do primeiro rali organizado em São Jorge com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Luís Pimentel revelou que a presença do piloto de 28 anos vai ser um importante cartaz promocional para São Jorge e para os Açores.
Loubet, que já tem corrido amiúde em diversas provas em Portugal e já participou no Azores Rallye em 2018 e 2019, vai estar em São Jorge a convite das câmaras municipais de Velas e Calheta ao volante de um Citroën C3 R5, preparado pela Sports & You.
Numa mensagem de vídeo difundida no decorrer da apresentação do rali, Pierre-Louis Loubet revelou a sua satisfação por regressar aos Açores.
“É com grande satisfação que recebi o convite para estar na maravilhosa ilha de São Jorge e não vejo a hora de estar aí com todos vocês”, declarou o piloto.
Para além do gaulês, acrescentou também Luís Pimentel, a prova vai contar com a presença dos principais nomes do automobilismo açoriano, estando o GDC em conversações para que alguns pilotos nacionais também possam marcar presença no rali.
O Rallye Capital do Queijo e das Fajãs, revelou António Medeiros, conta com uma superespecial na noite de dia 17 nas Velas e quatro troços em piso de terra corridos por duas vezes, ao longo do dia 18, nos concelhos da Calheta e Velas. Ao todo, os concorrentes vão percorrer cerca de 76 quilómetros de troços contra o cronómetro, numa extensão total de prova que ronda os 250 quilómetros.
O diretor de prova adiantou também que o rali jorgense é prova candidata a integrar o Campeonato dos Açores de Ralis de 2026, pelo que vai contar com a presença de Observadores da FPAK para este efeito.
Rali promove São Jorge
O presidente da Câmara Municipal das Velas afirmou, no decorrer da apresentação do evento, que o Rallye Capital do Queijo e das Fajãs vai ser um importante momento “de afirmação da ilha de São Jorge”.
Para Luís Silveira, a prova, para além de promover São Jorge, será também um importante veículo promocional da gastronomia da ilha e das suas paisagens e belezas naturais.
O autarca das Velas revelou que os três voos extraordinários da SATA Air Açores criados por causa do rali, num equipamento DASH400, “já estão lotados”, apelando que mais voos sejam disponibilizados para a ilha no terceiro fim de semana de abril.
“Os voos estão cheios com aqueles que vêm fazer e correr o rali; agora são precisos mais voos para aqueles que querem ver o rali”, declarou Luís Silveira, que perspetiva mais de 300 pessoas na ilha de São Jorge no fim de semana da Páscoa por causa deste evento.
Décio Almada Pereira, o presidente da autarquia da Calheta, sublinhou que o rali satisfaz “uma vontade de capitalizar aquilo que são os nossos produtos”, como sejam o queijo e as fajãs, deixando um apelo ao Governo Regional dos Açores para que tenha mais atenção com as acessibilidades à ilha de São Jorge, sejam elas por via aérea ou por via marítima.
O Rallye Capital do Queijo e das Fajãs conta com o alto patrocínio das câmaras municipais de Velas e Calheta, do Governo Regional dos Açores e da Visit Azores.