Açoriano Oriental
Peregrinação ao santuário termina hoje com consagração do pontificado do Papa à Virgem de Fátima

A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, termina esta terça-feira com a consagração do pontificado do Papa Leão XIV à Virgem de Fátima

Peregrinação ao santuário termina hoje com consagração do pontificado do Papa à Virgem de Fátima

Autor: Lusa/AO Online

No final das celebrações, cabe ao bispo da Diocese de Leiria-Fátima e também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, fazer a consagração.

Esta é primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país, 108 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria.

Às 09:00, começa a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, e, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.

O presidente da peregrinação é o arcebispo de Porto Alegre, também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Jaime Spengler foi criado cardeal pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024, tendo participado no conclave que elegeu na quinta-feira o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost líder da Igreja Católica, com o nome Leão XIV.

Segundo dados do santuário, para as celebrações de hoje inscreveram-se 173 grupos com 7.728 peregrinos, de mais de 30 países.

Na conferência de imprensa da peregrinaçºao, na segunda-feira, o cardeal Jaime Spengler considerou que o mundo vive uma crise das democracias, assim como estão em crise as instituições de mediação internacional, como as Nações Unidas.

“Estamos a viver uma crise das democracias no mundo. Percebemos que as instituições de mediação internacional também estão em crise”, afirmou Jaime Spengler, referindo também a Organização dos Estados Americanos e a Nato.

Segundo o cardeal, é neste contexto que os católicos são chamados “a ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa” e “peregrinos de esperança”.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.