A Secretaria Regional do Mar e das Pescas e a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, em articulação com a Autoridade Marítima Nacional, estão a “acompanhar a presença de peixes debilitados ou mortos” nas piscinas naturais do Carapacho, na ilha Graciosa.
Segundo uma nota de imprensa do Governo Regional, foi efetuada a recolha de exemplares “para necropsias e análises laboratoriais”, em colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), visando “identificar a causa exata do incidente, assim como amostras (…) para avaliação dos parâmetros ambientais da qualidade da água das piscinas”.
Segundo o executivo açoriano, a monitorização efetuada pelas diversas entidades “confirma que este é um episódio isolado e circunscrito ao interior das piscinas das Termas”, uma vez que “não foram detetados peixes afetados nas áreas de mar adjacentes”.
Peixes encontrados mortos em piscinas naturais na Graciosa
Peixes mortos estão a surgir nas piscinas naturais das Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, sendo desconhecidas as causas deste “episódio isolado” e “circunscrito ao seu interior”, informou o Governo Regional dos Açores
Autor: Lusa/AO Online
