Autor: Lusa /AO Online
As declarações de Pedro Sánchez foram proferidas durante uma visita à cidade de Podgorica, capital de Montenegro integrada num périplo pelos cinco país países dos Balcãs, isto depois de já ter estado na Sérvia e na Bósnia Herzegovina.
A mensagem que o presidente do Governo espanhol tem transmitido nestas visitas é o apoio de Espanha às aspirações europeias desses países.
Esse apoio foi manifestado ao Presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, e ao primeiro-ministro montenegrino, Dritan Abazovic, nas reuniões que realizou com eles.
“Estaremos sempre perto. Defendemos o que sabemos ser possível e em Espanha sempre encontrará empatia, amizade e, acima de tudo, apoio à perspetiva europeia”, afirmou, acrescentando que “face à guerra na Europa (Ucrânia), “a unidade vai tornar os países mais fortes”.
Pedro Sánchez disse também que a Espanha reconhece os esforços levados a cabo por Montenegro para ser membro da União Europeia, uma vez que também viveu essa experiência nos anos 80.
Esse processo, explicou, levou Espanha a dar um salto na modernização e no progresso económico e institucional, assim como de estabilização e de paz.
Nesse sentido, incentivou Montenegro a se manter numa dinâmica positiva.
“A posição de Montenegro é imbatível para avançar rapidamente, se forem feitas as reformas. Montenegro deve tornar-se um grande exemplo para os Balcãs Ocidentais. Acho que tem tudo para ser”, afirmou.
Por seu turno, o presidente de Montenegro sublinhou que o único horizonte sustentável nos Balcãs Ocidentais é a União Europeia.
“Este é o melhor investimento geopolítico na paz e estabilidade do continente europeu”, considerou Milo Djukanovic.
O chefe de Estado de Montenegro classificou, ainda, como sendo um “acontecimento histórico” a visita de Pedro Sánchez ao país, a primeira realizada por um chefe de Governo espanhol, e disse ter muitas esperanças na presidência rotativa na União Europeia, que será da responsabilidade de Espanha durante o segundo semestre de 2023.
Montenegro passará também a ter um embaixador espanhol a residir na capital do país.