Futsal/Europeu

Pedro Proença otimista com futuro da seleção portuguesa

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assegurou que a seleção de futsal vai continuar a dar "muitas felicidades" aos portugueses, à chegada a Lisboa, após a participação no Europeu que valeu a medalha de prata



"Nós também nos sagrámos campeões da Europa de sub-19. As próximas duas décadas do futsal em Portugal estão completamente asseguradas, não tenho nenhuma dúvida sobre isso. O que é absolutamente demonstrativo é tudo o que se passou neste último ano, não apenas no futsal, mas também o que se passou no futebol de 11, futebol masculino, futebol feminino, futebol de praia", afirmou Pedro Proença.

A seleção portuguesa de futsal falhou no sábado a conquista do terceiro título europeu consecutivo, ao perder por 5-3 com a Espanha na final da competição, disputada em Liubliana, na Eslovénia.

"O que posso garantir é que vamos continuar a dar muitas felicidades aos portugueses. Temos este nível de exigência e é claro que hoje estamos tristes porque queríamos ser campeões da Europa novamente mas esta é a normalidade que queremos para o futsal português e vamos continuar a ganhar. Parabéns à equipa técnica e a estes profissionais únicos que são os nossos jogadores que vêm obviamente tristes porque não nos contentamos apenas em chegar às finais", acrescentou.

Depois das conquistas em 2018, diante dos espanhóis, e 2022, frente à Rússia, a equipa lusa não conseguiu consumar o ‘tri’ na quarta final que disputou e voltou a perder com 'la roja', tal como tinha sucedido em 2010, na primeira decisão que jogou.

Por seu turno, o selecionador Jorge Braz sublinhou que, apesar da desilusão com a derrota na final com Espanha, a modalidade vai continuar o caminho traçado nos últimos anos para garantir o sucesso desportivo.

"O percurso foi bom, não o concluímos da forma que queríamos mas seguimos em frente. Segue o plano macro para os próximos anos, segue o futsal português. Vamos olhar para o futuro, com orgulho no percurso. Ontem podia ter sido melhor. Temos de reanimar e continuar o trabalho com a dedicação que temos sempre tido. Isto não apaga tudo o que fizemos e conseguimos. Fomos campeões nos sub-19, as seleções AA só foram vice-campeãs. Vamos ver se eliminamos o vice e somos só campeões", finalizou.

Portugal mantém-se em igualdade com a Itália no ranking de conquistas, ambos com duas, apenas atrás da Espanha, que reforçou o estatuto de líder destacada e chegou aos oito troféus (1996, 2001, 2005, 2007, 2010, 2012, 2016 e 2026).

Na terceira posição do Europeu que decorreu na Letónia, Lituânia e Eslovénia ficou a Croácia, que bateu a França no desempate por grandes penalidades, por 6-5, após a igualdade 5-5 no final do tempo regulamentar.

PUB

Premium

A empresa Azores Life Science, detentora da marca de cosméticos Ignae, participou no programa de aceleração e ideação do Parque de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Uma porta que se abriu para estender a sua atividade à China, onde irá ter acesso a unidades de testagem de ativos e capacidades de sequenciação sem qualquer paralelo em Portugal. E o administrador da empresa, Miguel Pombo, não tem dúvidas em afirmar, que “da nossa experiência na China, percebemos que existe um enorme potencial de mercado para as empresas dos Açores”