Açoriano Oriental
PCP/Açores aponta “aumento das desigualdades” entre ilhas

O coordenador do PCP/Açores, Marco Varela, considerou que se assiste a um “aumento das desigualdades” entre as ilhas da região, traduzida no Plano e Orçamento de 2023 do executivo açoriano.

PCP/Açores aponta “aumento das desigualdades” entre ilhas

Autor: Lusa

Na sequência de uma visita à ilha Graciosa, o dirigente comunista, que reuniu com várias entidades e organizações, refere que “o que se evidencia e é comum a todos os diálogos mantidos é a falta de resposta ou a resposta insuficiente aos problemas enfrentados, a discriminação ou o aumento das desigualdades entre ilhas que encontraram a sua expressão no Plano e Orçamento dos Açores”.

Marco Varela, citado em nota de imprensa, afirma que “a diminuição em mais de 40% das verbas, neste orçamento aprovado pelo Governo de coligação de direita com o apoio da extrema direita, representa um claro desinvestimento na ilha” Graciosa.

O líder regional comunista lamenta o “aumento insustentável do custo de vida e dos fatores de produção que se reflete negativamente na vida da população”, a par dos “baixos salários e pensões de miséria , com cada vez mais trabalhadores que empobrecem a trabalhar”.

“Estamos a caminhar a passos largos para uma situação desastrosa , com cerca de um quarto dos açorianos a viver abaixo do limiar da pobreza”, frisou.

O dirigente do PCP/Açores apontou ainda a “constante perda de população desta ilha e a falta de medidas concretas para a combater”.

Para aquele partido político, as “políticas do Governo Regional de direita, e com o apoio parlamentar da extrema direita sem rumo, sem estratégia com a única preocupação da sua sobrevivência política e a imposição de um pensamento único, provocam o aumento das desigualdades entre açorianos e entre ilhas”.

“Contudo, a situação que a região e a ilha Graciosa vivem não é inevitável, existe alternativa a esta política que sufoca o desenvolvimento regional e o seu crescimento. As propostas que o PCP apresenta para responder aos problemas, a serem implementadas também dariam um forte contributo para o desenvolvimento da ilha Graciosa”, conclui Marco Varela.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados