Açoriano Oriental
Eleições
Paulo Moniz compromete-se na “defesa intransigente” dos Açores

“Agora, temos a oportunidade ao nosso alcance, de ter um Governo da República amigo das Autonomias” defendeu no domingo o candidato da AD Paulo Moniz


Paulo Moniz compromete-se na “defesa intransigente” dos Açores

Autor: Ana Carvalho Melo

O cabeça de lista da AD – Aliança Democrática pelo círculo dos Açores à Assembleia da República, Paulo Moniz, comprometeu-se, no domingo, na “defesa intransigente” dos Açores, “com os Açores em primeiro lugar”.

Paulo Moniz falava na apresentação da lista da AD pelos Açores às legislativas de 10 de março, composta por Francisco Pimentel, Ilídia Quadrado, André Pontes, Nuno Melo Alves, Judite Simas, Daniel Lima, Ana Catarina Silveira, Ricardo Carvalho e Sofia Serpa.

Segundo o candidato social-democrata, “desde 2015, as grandes questões da competência da República para os Açores foram sempre adiadas”, sendo que nos últimos anos “as pronúncias sobre as mesmas pelo Governo da República revelaram sempre falta de vontade, centralismo, autoritarismo e mesmo um profundo desleixo”.

Acrescentou, no entanto, que não baixou os braços perante os obstáculos com que se deparou pela frente, mantendo a sua determinação na “defesa acérrima de todos os dossiês que aos Açores dizem respeito, identificando os problemas, encontrando soluções para eles, apresentando os nossos projetos, as nossas iniciativas, questionando, fiscalizando”, reiterou.

Contudo, “nem tudo ficou resolvido, perante um Governo da República e um Partido Socialista que passou a tratar os Açores como sempre tratou a Madeira, ou seja, como adversário, apenas e só porque o governo já não era da mesma cor política”, apontou.

Paulo Moniz conta agora com Luís Montenegro na resolução urgente das causas da Região.“Agora, temos a oportunidade ao nosso alcance, de ter um Governo da República amigo das Autonomias, assente numa coligação PSD/CDS/PPM inspirada na dos Açores e com um candidato a primeiro-ministro atento e sensível às causas dos Açores que é Luís Montenegro”, disse.

Para o cabeça de lista da AD na Região, “é muito importante que a AD vença, nos Açores e no país, para que todos juntos possamos resolver de uma vez por todas tudo o que António Costa não resolveu propositadamente, com o silêncio e conivência dos eleitos pelos Açores do PS”.

Presente neste evento, o presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, apelou ao voto na Aliança Democrática para afirmar a Região e mudar a governação de Portugal, lembrando que os socialistas “não podem merecer a confiança” dos açorianos. “É incapaz o governo [socialista] de Portugal, que não tem esta compreensão e visão, razão pela qual quero deixar a esta lista candidata este encargo: afirmar os Açores, neste plano, é garantir mais importância a Portugal”, salientou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados