Páscoa com chuva em Portugal continental, "bom tempo" nos Açores e meteorologia "estável" na Madeira

O fim de semana da Páscoa será marcado por “tempo instável” em Portugal continental, com chuva, enquanto no arquipélago dos Açores se prevê “bom tempo” e na Madeira uma situação meteorológica “relativamente estável”, indicou o IPMA



Na previsão do estado do tempo para o período de Páscoa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que se prevê a ocorrência de precipitação em todo o continente, “com maior frequência e intensidade no Norte e Centro, e com os maiores valores acumulados nas regiões do Minho e Douro Litoral”.

A previsão de “tempo instável” em Portugal continental deverá manter-se “pelo menos até segunda-feira”, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária centrada a noroeste da Península Ibérica, explica o instituto, em comunicado.

De acordo com a previsão meteorológica, o feriado de Sexta-Feira Santa deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, devido à passagem de uma superfície frontal fria, mas prevê-se que a chuva continue nos restantes dias, em regime de aguaceiros, que serão menos frequentes e intensos na região Sul.

Nas terras altas do Norte e Centro, a precipitação será sob a forma de neve no dia de hoje e a partir do final de sexta-feira, segundo o IPMA.

Relativamente à temperatura em Portugal continental, o instituto informa que, após “uma descida significativa” na terça-feira, se prevê “algumas oscilações ao longo dos próximos dias”, com uma subida gradual entre quarta e quinta-feira e com nova descida no sábado.

O dia mais quente deverá ser quinta-feira, em que a temperatura máxima poderá superar os 20°C (grau Celsius) em alguns locais do interior e na região Sul, aponta o IPMA, referindo que, em contrapartida, o dia de sábado será “o mais frio, com valores de temperatura máxima da ordem dos 8 a 14°C no interior Norte e Centro e entre os 14 e os 18°C no restante território, sendo os valores mais elevados na região Sul”.

A previsão no continente aponta também para a possibilidade de períodos com vento forte do quadrante oeste na faixa costeira ocidental e nas terras altas, embora com predomínio de vento fraco a moderado na generalidade das regiões, e a ondulação na costa ocidental será de noroeste com dois a três metros, aumentando temporariamente no sábado e domingo para valores a rondar os quatro metros.

Nos Açores, o fim de semana da Páscoa contará com “um período de relativo bom tempo em todo arquipélago, com céu apresentando períodos de nebulosidade, mas alternando com boas abertas”, revela o IPMA.

Na madrugada e manhã de quinta-feira, prevê-se a passagem de uma superfície frontal fria, com atividade fraca, nas ilhas do Grupo Oriental dos Açores, esperando-se a ocorrência de precipitação fraca.

Durante o período festivo, o vento será, inicialmente, na quinta-feira, “moderado a fresco (20/40 km/h) por vezes muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 70 km/h” e, nos dias seguintes, “deverá diminuir de intensidade, tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h)”, indica o instituto, referindo que a temperatura do ar deverá variar entre os 12°C e 13°C de mínima, e entre os 18°C e 20°C de máxima.

Relativamente ao arquipélago madeirense, de acordo com o IPMA, entre quinta e segunda-feira espera-se “tempo relativamente estável, por vezes com ocorrência de precipitação fraca associada à passagem de superfícies frontais em dissipação, que será mais provável na vertente norte e terras altas da ilha da Madeira”.

Também se prevê vento do quadrante norte, de um modo geral fraco a moderado, podendo pontualmente soprar com mais intensidade nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, adianta o instituto, acrescentando que as temperaturas deverão manter-se relativamente estáveis, com máximas entre os 20-22°C, e mínimas entre os 14-16°C, com valores inferiores nas terras altas.

A agitação marítima na costa norte da ilha da Madeira e no Porto Santo deverá registar uma ondulação entre os dois e três metros de altura, diminuindo temporariamente na quinta-feira para 1,5 a dois metros, com valores a não ultrapassar um a 1,5 metros na costa sul, acrescenta.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares