Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Reportagem


image

o dia 20 de março de 2023, decorreu a tão esperada sessão regional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), com o objetivo principal de debater a opinião dos jovens açorianos sobre o tema da saúde mental.

SESSÃO REGIONAL

Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?

A sessão começou às 9 horas com a cerimónia de abertura presidida por sua excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luís Garcia, que depois de saudar os presentes e manifestar o seu agrado por este tipo de iniciativa, cedeu o seu lugar ao presidente de mesa por um dia, o aluno João Róias, da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, que apresentou a ordem de trabalhos da sessão e deu início aos mesmos.

Os convidados para esta sessão foram o Diretor Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Dr. Rui Espínola, o deputado da Assembleia da República, Dr. Rui Tavares, e os deputados da ALRAA, Dra. Célia Pereira do Partido Socialista e Dr. Nuno Barata da Iniciativa Liberal. Depois da intervenção dos convidados, a sessão prosseguiu com perguntas dos deputados eleitos por um dia aos convidados, com o tempo limite de 5 minutos por escola.  As perguntas mais frequentes estiveram relacionadas com o papel e a capacidade de intervenção do Governo na resolução deste problema. Terminado este período, o Presidente da Mesa deu continuidade à sessão com a apresentação dos projetos de recomendação propostos por cada escola, com o tempo definido de 6 minutos para apresentação de cada um. Entretanto, decorreu numa sala em paralelo ao plenário uma conferência de imprensa com os jornalistas e os convidados já referidos. Após as conferências de imprensa, os jornalistas foram conduzidos até às cabines, onde continuaram a assistir à sessão até ao final dos trabalhos da parte da manhã, aos quais se seguiu a interrupção para almoço.

Da parte da tarde, depois de tirada a foto de grupo a sessão prosseguiu consoante o previsto na agenda. Assim, os grupos de trabalho foram distribuídos por diferentes espaços para deliberarem sobre os projetos de recomendação atribuídos a cada grupo e consequentemente apresentarem as conclusões desse trabalho efetuado no plenário. Simultaneamente, os jornalistas realizaram uma visita guiada ao edifício da ALRAA e aos espaços envolventes.

Para a 3.ª Fase, na Sessão Nacional na Assembleia da República, foram apurados o Projeto de Recomendação mais votado, que foi apresentado pela Escola Básica 1,2,3/JI dos Biscoitos; os deputados eleitos foram os candidatos da Escola Secundária Domingos Rebelo, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes e da Escola Básica 2, 3/S Lajes do Pico e como porta-voz foi eleito um dos deputados da Escola Secundária Domingos Rebelo. Para encerrar todo o processo, para o próximo ano letivo foi proposto pela Escola Básica 2,3 da Maia o tema “Distúrbios alimentares nos adolescentes”.

Concluindo, a opinião geral dos participantes foi de satisfação pela participação, envolvimento e laços criados que esta experiência proporcionou, tal como afirmaram os deputados da Escola Básica 1,2,3 /JI das Furnas que destacaram a “importância para os jovens conhecerem mais sobre a política em geral e o funcionamento desta instituição em particular, pois percebemos que os jovens são escutados e isso deve ser mostrado à sociedade.”

Depois de questionados, alguns deputados presentes concordaram que repetiriam a experiência e havendo possibilidade dariam continuidade aos trabalhos.

 

 

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano
"Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano" é a manchete da edição deste sábado do Açoriano Oriental.
 
André Rodrigues é o candidato escolhido pelo PS/A para as Europeias
O PS/A decidiu que vai indicar André Rodrigues, eleito em fevereiro deputado no parlamento açoriano, para a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
 
Governo dos Açores quer avançar com projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho em 2025
O Governo dos Açores revelou que pretende arrancar em 2025 com projetos-piloto para implementar a semana de quatro dias na função pública, defendendo que a medida pode significar uma melhoria da produtividade.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados