Açoriano Oriental
Orçamento para 2016 da Câmara do Nordeste totaliza 5,5 ME
O orçamento para 2016 da Câmara Municipal do Nordeste, nos Açores, totaliza 5,5 milhões de euros, num ano em que a dívida da autarquia vai subir para 18 milhões de euros, afirmou hoje o presidente da autarquia.
Orçamento para 2016 da Câmara do Nordeste totaliza 5,5 ME

Autor: Lusa/AO Online

“É, realmente, um orçamento muito adequado à nossa realidade e à conjuntura financeira em que nos encontramos”, disse Carlos Mendonça em declarações à Lusa, acrescentando que dos 11 deputados municipais do PSD houve três que votaram a favor do orçamento ao lado dos 13 membros socialistas.

O autarca socialista adiantou que, neste momento, a Câmara do Nordeste, na ilha de São Miguel, tem “um endividamento de 14 milhões de euros, mas em 2016 vai aumentar esse valor para os 18 milhões de euros”, devido ao processo de extinção e internalização da empresa municipal de habitação social, que regista uma dívida de cinco milhões de euros.

“Só para compromissos bancários (em 2016) temos que guardar 1,73 milhões de euros e, depois, temos o restante para despesas correntes (2,3 milhões de euros) e o valor de um milhão de euros para investimentos”, referiu Carlos Mendonça, adiantando que em 2015 a Câmara do Nordeste conseguiu baixar a sua dívida em 1,9 milhões de euros.

Entre os investimentos a realizar no próximo ano o autarca destacou a beneficiação da hospedaria São Jorge e obras em espaços de turismo e alojamento local, assim como a implementação do projeto do primeiro parque de aventura dos Açores, a instalar na Lomba da Fazenda.

“O concelho do Nordeste deve virar-se para a montanha e não para o mar como se pensava no passado. A nossa situação geográfica assim o determina”, sublinhou Carlos Mendonça.

No âmbito do apoio social, o autarca referiu que continuará a ser dada atenção ao combate ao desemprego, maior divulgação do cartão “Dar vida aos anos”, com vantagens para idosos com mais de 65 anos, e o início no concelho do projeto de teleassistência para combate ao isolamento, que vai envolver numa primeira fase 30 beneficiários no concelho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados