Açoriano Oriental
Orçamento dos Açores para 2025 aprovado na votação final global

O Orçamento dos Açores para 2025 foi aprovado na votação final global no parlamento regional, com votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM e Chega, votos contra do PS, BE, IL e PAN

Orçamento dos Açores para 2025 aprovado na votação final global

Autor: Lusa/AO Online

O documento foi aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS-PP e um do PPM e 22 votos contra do PS, um do BE, um da IL e um do PAN.

Na votação na generalidade, o documento foi também aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS-PP e um do PPM, votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e 22 abstenções do PS.

A votação do Orçamento do executivo açoriano para o próximo ano aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, após três dias de discussão.

A proposta de Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.

Durante a discussão na especialidade, das 51 propostas de alteração, foram aprovadas as iniciativas da coligação PSD/CDS-PP/PPM para incluir a transferência extraordinária de 75 milhões de euros do Governo da República e para permitir a conversão de 150 milhões de dívida comercial em financeira.

Aquelas duas propostas de alteração resultaram da aprovação de iniciativas do PSD e do CDS-PP na Assembleia da República durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2025

Foram rejeitadas as propostas de alteração do PS/Açores ao Orçamento Regional para 2025 (com votos contra PSD, CDS-PP, PPM e Chega), que pretendiam reduzir as despesas com gabinetes de membros do executivo açoriano, rever os procedimentos para diminuir a burocracia do programa Construir 2030 e aumentar as vagas em creche.

O BE viu reprovadas as propostas de alteração para a criação de um programa extraordinário de integração de trabalhadores precários na função pública e para que as privatizações de empresas públicas sejam obrigatoriamente submetidas ao parlamento regional (votos contra da coligação PSD/CDS-PP/PPM e Chega).

A iniciativa de alteração bloquista para suspender novas licenças de alojamento local em zonas de pressão turística também foi reprovada (votos contra de PSD/CDS-PP/PPM, Chega e IL), tal como a do PAN para a regularização de vínculos precários na administração pública regional (votos contra PSD, CDS-PP, PPM e Chega).

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.