Açoriano Oriental
Orçamento dos Açores para 2020 com mais investimento público

O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, asseverou esta segunda-feira que o Orçamento da região para 2020 incorporará um crescimento de investimento público direto "superior a 43 milhões de euros", num "esforço bastante significativo" do executivo.

Orçamento dos Açores para 2020 com mais investimento público

Autor: Lusa/AO Online

O governante falava em Ponta Delgada, após ter apresentado aos parceiros sociais a anteproposta do Plano e Orçamento para 2020.

Sérgio Ávila estimou ainda em 52 milhões de euros o aumento das receitas da região em 2020, garantindo que a maior parte desse valor será "canalizado para o aumento investimento público" e para "acomodar os compromissos assumidos" pelo executivo no que se refere, por exemplo, à contagem do tempo de serviço professores" ou às carreiras na administração pública.

"O que estes documentos trazem é um reforço do investimento público", asseverou ainda, adiantando também que a transportadora pública açoriana SATA - cujos resultados do primeiro semestre serão hoje conhecidos - será capitalizada em 40 milhões de euros.

Os parceiros sociais têm agora até dia 21 para apresentarem os seus pareceres à proposta do Governo dos Açores.

Posteriormente, o executivo reunirá e aprovará a versão final do Plano e Orçamento, que terá de chegar à Assembleia Legislativa Regional até final do mês de outubro.

O Orçamento para 2020 será o último da atual legislatura, já que os Açores terão eleições regionais no próximo ano.

O Conselho Económico e Social dos Açores, que hoje se reuniu, é um órgão independente e de caráter consultivo que foi estabelecido há cerca de um ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados