Orçamento dos Açores para 2020 com mais investimento público

O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, asseverou esta segunda-feira que o Orçamento da região para 2020 incorporará um crescimento de investimento público direto "superior a 43 milhões de euros", num "esforço bastante significativo" do executivo.



O governante falava em Ponta Delgada, após ter apresentado aos parceiros sociais a anteproposta do Plano e Orçamento para 2020.

Sérgio Ávila estimou ainda em 52 milhões de euros o aumento das receitas da região em 2020, garantindo que a maior parte desse valor será "canalizado para o aumento investimento público" e para "acomodar os compromissos assumidos" pelo executivo no que se refere, por exemplo, à contagem do tempo de serviço professores" ou às carreiras na administração pública.

"O que estes documentos trazem é um reforço do investimento público", asseverou ainda, adiantando também que a transportadora pública açoriana SATA - cujos resultados do primeiro semestre serão hoje conhecidos - será capitalizada em 40 milhões de euros.

Os parceiros sociais têm agora até dia 21 para apresentarem os seus pareceres à proposta do Governo dos Açores.

Posteriormente, o executivo reunirá e aprovará a versão final do Plano e Orçamento, que terá de chegar à Assembleia Legislativa Regional até final do mês de outubro.

O Orçamento para 2020 será o último da atual legislatura, já que os Açores terão eleições regionais no próximo ano.

O Conselho Económico e Social dos Açores, que hoje se reuniu, é um órgão independente e de caráter consultivo que foi estabelecido há cerca de um ano.


PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP