Açoriano Oriental
Mar
Oceana pede fim de subsídios ao aumento de capacidade pesqueira da UE
A organização internacional Oceana está preocupada com a sobreexploração do mar e pede o fim dos subsídios ao aumento da capacidade de pesca comunitária, sendo Portugal um dos 10 países que mais apoios recebem, com 130 milhões em 2009.
Oceana pede fim de subsídios ao aumento de capacidade pesqueira da UE

Autor: Lusa/AO online
A Oceana está "gravemente preocupada" com a dimensão dos subsídios que a União Europeia (UE) continua a disponibilizar para o aumento da capacidade pesqueira e estima um valor superior a 3,3 mil milhões de euros de apoios, incluindo as ajudas de cada Estado membro.

“Os subsídios para o aumento da capacidade pesqueira devem parar. Servem para piorar o excesso de capacidade e a sobreexploração pesqueira ao ajudar a financiar uma corrida perigosa e não equitativa pelos últimos peixes” acrescentou a coordenadora da Campanha das Pescas da Oceana Europa, Maria Jose Cornax, citada num comunicado hoje divulgado.

“Precisamos de políticas que considerem essencial o ambiente marinho, e os Fundos devem ser destinados a ter mais Áreas Marinhas Protegidas, à correcta gestão pesqueira e ao financiamento de pesquisas científicas”, acrescenta a responsável.

"Os subsídios para as pescas da UE são três vezes maiores do que os normalmente proporcionados pela Comissão, que só têm em conta pagamentos feitos através dos Fundos Europeus das Pescas, mas não os subsídios dados ao sector pelos Estados membros individualmente", explica a Oceana.

Segundo os dados da organização, em 2009 os subsídios dados ao sector das pescas atingiram um total de 3,3 mil milhões de euros e "em 13 Estados membros, os subsídios recebidos foram mais elevados que o valor total do peixe desembarcado".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados