Açoriano Oriental
O Mar como oportunidade
 As ilhas dos Açores são uma pequena parte de um vasto território marítimo. “Terra que o mar não quis”.
O Mar como oportunidade

Autor: Luís Rodrigues
A força do mar fez da existência de quem por cá habita uma aventura exigente e incerta, mas providenciou as condições essenciais para a sua evolução e desenvolvimento.
O mar faz dos Açores o centro e tem um papel determinante na manutenção dos ecossistemas, dos recursos, na moderação do clima, fornece proteína, transporte, energia, emprego, divertimento e outras actividades económicas, sociais e culturais.    
Estamos num momento crítico da história, num período de crise, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas.
O ritmo das mudanças está a ultrapassar a capacidade das ciências e da nossa capacidade actual de reflectir, avaliar e decidir.
Perspectivar, para os tempos que vêm, o alcance das relações entre os diferentes actores que interagem com o mar é, de momento, tarefa ingrata, dadas as múltiplas possibilidades de análise e, sobretudo, porque se tem vindo a alterar a nossa percepção e relação com o mar.
A biotecnologia, a aquicultura e pesca, a genética, a energia ou o desporto e lazer são algumas entre muitas possibilidades.
Não tenho dúvidas de que o mar constitui o maior recurso e, por isso, uma oportunidade para os Açores. Faz parte da sua História, da sua língua, da sua poesia. Basta-nos saber aproveitar.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.